NÚCLEO FIGURATIVO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Núcleo Figurativo, Representações Sociais, Metáforas, EducaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo discutir o “núcleo figurativo”, parte integrante da
Teoria das Representações Sociais (TRS), fundamentada na Psicologia Social. O foco, aqui, é o
campo educacional, na perspectiva de um olhar psicossocial para as relações educativas. O núcleo
figurativo é abordado, neste texto, por meio de obras clássicas da TRS, principalmente pelo texto:
A psicanálise, sua imagem e seu público, de Serge Moscovici. Avanços posteriores são também
considerados, retomando-se os conceitos de “núcleo central” e de “imagem social”. A
consequência das reflexões apresentadas para o estudo da objetivação da representação social é a
necessária e incontornável complementariedade entre essas noções. A título de ilustração, são
apresentadas duas pesquisas da área da Educação, nas quais o núcleo figurativo foi condensado em
“metáforas”, as quais coordenaram os discursos dos grupos que participaram desses estudos. Este
estudo propõe que o aprofundamento do núcleo figurativo é uma via fértil para as pesquisas no
campo da Educação, principalmente porque permite as relações entre pensamento, práticas sociais
e mudanças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.