NÚCLEO FIGURATIVO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA Universidade Estácio de Sá (Unesa/RJ)
  • PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS Universidade Estácio de Sá (Unesa/RJ)

Palavras-chave:

Núcleo Figurativo, Representações Sociais, Metáforas, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o “núcleo figurativo”, parte integrante da
Teoria das Representações Sociais (TRS), fundamentada na Psicologia Social. O foco, aqui, é o
campo educacional, na perspectiva de um olhar psicossocial para as relações educativas. O núcleo
figurativo é abordado, neste texto, por meio de obras clássicas da TRS, principalmente pelo texto:
A psicanálise, sua imagem e seu público, de Serge Moscovici. Avanços posteriores são também
considerados, retomando-se os conceitos de “núcleo central” e de “imagem social”. A
consequência das reflexões apresentadas para o estudo da objetivação da representação social é a
necessária e incontornável complementariedade entre essas noções. A título de ilustração, são
apresentadas duas pesquisas da área da Educação, nas quais o núcleo figurativo foi condensado em
“metáforas”, as quais coordenaram os discursos dos grupos que participaram desses estudos. Este
estudo propõe que o aprofundamento do núcleo figurativo é uma via fértil para as pesquisas no
campo da Educação, principalmente porque permite as relações entre pensamento, práticas sociais
e mudanças.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

PEREIRA LIMA, R. D. C., & FARIA CAMPOS, P. H. . (2020). NÚCLEO FIGURATIVO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37565

Edição

Seção

Artigos