FATORES ASSOCIADOS À EVASÃO DE CURSO NA UFRJ: UMA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, evasão de curso, análise de sobrevivência, UFRJ.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar se fatores educacionais e de escolha de curso, origem sociodemográfica e integração acadêmica formal estão associados à evasão nos três primeiros anos do estudante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Empregou-se o conceito de evasão de curso, que é a saída definitiva do estudante do curso de origem. A evasão foi analisada por meio de modelos estatísticos de sobrevivência em tempo discreto, o que permite tratar os dados em sua estrutura longitudinal. Foram utilizados os microdados da instituição para o acompanhamento de três anos da coorte que ingressou no primeiro semestre de 2014. Os resultados apontam que, durante o tempo analisado, os momentos de maior risco de evasão foram o primeiro, o segundo e o quinto semestre das trajetórias dos estudantes nos cursos. Os fatores que se mostraram associados à evasão foram os educacionais e de escolha de curso, e o Coeficiente de Rendimento acumulado por semestre (CRa) que neste estudo se configurou como proxy de integração acadêmica formal. Esses achados revelam a importância de entender processos decisórios de entrada e continuação dos estudos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Klitzke, UFRJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Políticas e Instituições Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE - UFRJ) .Mestre em Educação (PPGE - UFRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavio Carvalhaes, UFRJ

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Vice-Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade. Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPRJ).

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Klitzke, M., & Carvalhaes, F. (2022). FATORES ASSOCIADOS À EVASÃO DE CURSO NA UFRJ: UMA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37576

Edição

Seção

Artigos