LEITURA COMO INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO:

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NOS CADERNOS DO PNAIC

Autores

  • Marta Nornberg UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Maurício Cardoso Dias UFPel - Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Jarline Jäger UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Leitura, Alfabetização, Formação de Professores, PNAIC

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir as concepções e práticas de leitura exploradas nos cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O processo de análise do conteúdo dos cadernos foi conduzido com base na seguinte questão: qual a concepção de leitura e quais práticas de ensino são trazidas pela coleção de cadernos do PNAIC? A discussão das concepções e práticas de leitura foi feita com base em estudos teóricos que entendem a leitura como ato cognitivo que se estabelece na interação texto-leitor. Os resultados da análise mostram que os textos dos cadernos de formação concebem a leitura a partir de elementos do modelo interativo de leitura. Em relação às práticas de leitura, priorizam-se as atividades de extração de sentidos do texto para o desenvolvimento da compreensão textual. Nos relatos, preponderam registros de atividades de leitura compartilhada, em que a formulação de perguntas é a principal estratégia utilizada para auxiliar o estudante a localizar informações e inferir sentidos. Já os exercícios que visam ativar conhecimentos prévios do leitor ou atividades de sistematização da leitura, como escrita de resumo, têm uma menor frequência. Por fim, destaca-se a importância de analisar pressupostos teóricos e metodológicos de programas de formação continuada, para entender como estes auxiliam as professoras a analisar suas práticas e repensá-las de acordo com as necessidades dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Nornberg, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq-Nível 2. Vice-líder do GEALE - Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. Desenvolve estudos sobre formação de professores, teoria e prática pedagógica, docência nos anos iniciais.

Maurício Cardoso Dias, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq e Fapergs)

Josiane Jarline Jäger, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação (UFPel). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Bolsista de Doutorado Capes.

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Nornberg, M., Cardoso Dias, M., & Jarline Jäger, J. (2023). LEITURA COMO INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO: : CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NOS CADERNOS DO PNAIC. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37704

Edição

Seção

Artigos