PESQUISAR, ORIENTAR E PRODUZIR AULA NO PROFEPT
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.37790Palavras-chave:
trabalho Pedagógico, pós-graduação, análise de movimentos de sentidosResumo
A pós-graduação constitui-se no Brasil como uma experiência recente. Por essa razão, entendeu-se ser oportuno um estudo sobre o trabalho pedagógico na Pós-graduação, visando a entender os sentidos e o modo como é descrito pelos professores. Assim, analisa-se, neste estudo, nos discursos, os sentidos que (as) professores(as) de um Mestrado Profissional em rede, discursivam relativamente aos fatos e às vivências experienciadas em seu trabalho pedagógico. Para produzir, cotejar, analisar e sistematizar os dados, pautou-se a pesquisa, teórica e metodologicamente, pela Análise de Movimentos de Sentidos (AMS). Identificou-se nas narrativas três núcleos de sentidos: vivências de trabalho pedagógico (limites e desafios); trabalho pedagógico como cumprimento das atividades cotidianas; inespecificidade do trabalho pedagógico. Há que se investir em/no trabalho pedagógico dos professores em programas em rede, para que a partir da articulação e do arranjo dialético entre o individual e o coletivo se construa um projeto pedagógico ancorado ao contexto histórico, social, político e econômico e que se efetive na organização e práxis, nos procedimentos e nas ações que promovam relações e transformações nas instituições educacionais e nos sujeitos que a compõem, bem como na produção do conhecimento.
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