PESQUISAR, ORIENTAR E PRODUZIR AULA NO PROFEPT

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Ana Sara Castaman IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.37790

Palavras-chave:

trabalho Pedagógico, pós-graduação, análise de movimentos de sentidos

Resumo

A pós-graduação constitui-se no Brasil como uma experiência recente. Por essa razão, entendeu-se ser oportuno um estudo sobre o trabalho pedagógico na Pós-graduação, visando a entender os sentidos e o modo como é descrito pelos professores. Assim, analisa-se, neste estudo, nos discursos, os sentidos que (as) professores(as) de um Mestrado Profissional em rede, discursivam relativamente aos fatos e às vivências experienciadas em seu trabalho pedagógico. Para produzir, cotejar, analisar e sistematizar os dados, pautou-se a pesquisa, teórica e metodologicamente, pela Análise de Movimentos de Sentidos (AMS). Identificou-se nas narrativas três núcleos de sentidos: vivências de trabalho pedagógico (limites e desafios); trabalho pedagógico como cumprimento das atividades cotidianas; inespecificidade do trabalho pedagógico. Há que se investir em/no trabalho pedagógico dos professores em programas em rede, para que a partir da articulação e do arranjo dialético entre o individual e o coletivo se construa um projeto pedagógico ancorado ao contexto histórico, social, político e econômico e que se efetive na organização e práxis, nos procedimentos e nas ações que promovam relações e transformações nas instituições educacionais e nos sujeitos que a compõem, bem como na produção do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Ana Sara Castaman, IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

  • Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora associada 4 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS https://orcid.org/0000-0002-9717-1476

Publicado

06-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
PESQUISAR, ORIENTAR E PRODUZIR AULA NO PROFEPT: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA PÓS-GRADUAÇÃO. edur [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 24º de junho de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37790

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