PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

  • DILSON FERREIRA RIBEIRO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pelotas, RS, Brasil
  • ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pelotas, RS, Brasil
  • VALDEREZ MARINA DO ROSÁRIO LIMA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pelotas, RS, Brasil

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino da Matemática, Paralisia Cerebral

Resumo

Este artigo aborda estudos que articulam Educação e ensino da Matemática para estudantes
com paralisia cerebral (PC). Objetiva identificar os principais resultados de pesquisas realizadas no
período de 2000 a 2018 e, por meio de uma metanálise, responder à questão: nas produções na área de
Educação e de ensino da Matemática voltadas para estudantes com paralisia cerebral, como é explicitada
a participação dos estudantes, quais os objetivos e procedimentos metodológicos utilizados e quais as
características dos resultados alcançados? Uma Análise Textual Discursiva das produções selecionadas
em bases de dados digitais evidencia oito categorias finais emergentes: aprendizagem; formação
profissional; mudanças de concepções; relevância do tema; tecnologia no ensino; Matemática e
contextualização; proposta individualizada; atendimento especializado. Essa análise mostra que
produções nacionais têm foco na formação de professores, enquanto produções europeias ou
estadunidenses preocupam-se com a avaliação da capacidade cognitiva do estudante, apontando para a
necessidade de integrar os dois focos, professor e estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-30

Como Citar

FERREIRA RIBEIRO, D., MACHADO DE LARA , I. C. ., & DO ROSÁRIO LIMA, V. M. (2020). PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37817

Edição

Seção

Artigos