PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino da Matemática, Paralisia CerebralResumo
Este artigo aborda estudos que articulam Educação e ensino da Matemática para estudantes
com paralisia cerebral (PC). Objetiva identificar os principais resultados de pesquisas realizadas no
período de 2000 a 2018 e, por meio de uma metanálise, responder à questão: nas produções na área de
Educação e de ensino da Matemática voltadas para estudantes com paralisia cerebral, como é explicitada
a participação dos estudantes, quais os objetivos e procedimentos metodológicos utilizados e quais as
características dos resultados alcançados? Uma Análise Textual Discursiva das produções selecionadas
em bases de dados digitais evidencia oito categorias finais emergentes: aprendizagem; formação
profissional; mudanças de concepções; relevância do tema; tecnologia no ensino; Matemática e
contextualização; proposta individualizada; atendimento especializado. Essa análise mostra que
produções nacionais têm foco na formação de professores, enquanto produções europeias ou
estadunidenses preocupam-se com a avaliação da capacidade cognitiva do estudante, apontando para a
necessidade de integrar os dois focos, professor e estudante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.