CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE
Palavras-chave:
conhecimento profissional docente, ensino da poesia, pensamento profissional, professores dos primeiros anos de escolaridade, representaçõesResumo
O estudo apresentado foca-se no conhecimento profissional docente sobre o ensino da
poesia nos primeiros anos de escolaridade. Trata-se de um estudo que incide sobre representações dos
participantes de uma ação de formação contínua sobre ensino da poesia, para professores dos primeiros
anos de escolaridade (1.º ao 4.º ano) no Sistema Educativo Português. O estudo visa caracterizar o
conhecimento profissional docente na área do ensino da poesia através da análise de conteúdo das
respostas dos professores a dois inquéritos por questionário, aplicados no início e no final da ação de
formação, pretendendo responder às seguintes questões: o que pensam os professores sobre a poesia e o
seu ensino e que necessidades de formação evidencia o seu discurso neste domínio? Os resultados do
estudo mostram a importância da caracterização do conhecimento profissional docente para a conceção
de propostas de formação para a promoção da mudança nas práticas educativas centradas sobre a poesia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.