CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE

Autores

  • MARGARIDA CORTESÃO Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
  • MARGARIDA CORTESÃO Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
  • ANA ISABEL ANDRADE Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Palavras-chave:

conhecimento profissional docente, ensino da poesia, pensamento profissional, professores dos primeiros anos de escolaridade, representações

Resumo

O estudo apresentado foca-se no conhecimento profissional docente sobre o ensino da
poesia nos primeiros anos de escolaridade. Trata-se de um estudo que incide sobre representações dos
participantes de uma ação de formação contínua sobre ensino da poesia, para professores dos primeiros
anos de escolaridade (1.º ao 4.º ano) no Sistema Educativo Português. O estudo visa caracterizar o
conhecimento profissional docente na área do ensino da poesia através da análise de conteúdo das
respostas dos professores a dois inquéritos por questionário, aplicados no início e no final da ação de
formação, pretendendo responder às seguintes questões: o que pensam os professores sobre a poesia e o
seu ensino e que necessidades de formação evidencia o seu discurso neste domínio? Os resultados do
estudo mostram a importância da caracterização do conhecimento profissional docente para a conceção
de propostas de formação para a promoção da mudança nas práticas educativas centradas sobre a poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-30

Como Citar

MARGARIDA, M., MARGARIDA, M., & ANDRADE, A. I. (2020). CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37821

Edição

Seção

Artigos