POTENCIALIDADES DO SISTEMA ARCU-SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO REGIONAL DE RECONHECIMENTO DE TÍTULOS
Palavras-chave:
Mercosul, Qualidade Educacional, Acreditação, RegulaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da política regional de
avaliação, configurada no Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do Mercosul, para a
construção de um modelo de reconhecimento de títulos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa
documental. Em que pesem indefinições acerca de questões importantes para a implementação da política
regional, os dados evidenciam que os Estados Partes progrediram na construção de um mecanismo
permanente de reconhecimento de títulos. Em síntese, o Sistema regional constitui uma estratégia de
indução eficiente, uma vez que relaciona os resultados da acreditação com a regulação de diplomas. Desse
modo, o Sistema do Mercosul possui potencial para determinar qualidade na educação superior e,
consequentemente, induzir o reconhecimento de títulos nos países, a partir de um modelo regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.