POTENCIALIDADES DO SISTEMA ARCU-SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO REGIONAL DE RECONHECIMENTO DE TÍTULOS

Autores

  • MARIANNE PEREIRA DE SOUZA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dourados, MS, Brasil.
  • GISELLE CRISTINA MARTINS REAL Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS, Brasil.

Palavras-chave:

Mercosul, Qualidade Educacional, Acreditação, Regulação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da política regional de
avaliação, configurada no Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do Mercosul, para a
construção de um modelo de reconhecimento de títulos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa
documental. Em que pesem indefinições acerca de questões importantes para a implementação da política
regional, os dados evidenciam que os Estados Partes progrediram na construção de um mecanismo
permanente de reconhecimento de títulos. Em síntese, o Sistema regional constitui uma estratégia de
indução eficiente, uma vez que relaciona os resultados da acreditação com a regulação de diplomas. Desse
modo, o Sistema do Mercosul possui potencial para determinar qualidade na educação superior e,
consequentemente, induzir o reconhecimento de títulos nos países, a partir de um modelo regional.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, M. ., & MARTINS REAL, G. C. . (2020). POTENCIALIDADES DO SISTEMA ARCU-SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO REGIONAL DE RECONHECIMENTO DE TÍTULOS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37823

Edição

Seção

Artigos