ENGAGEMENT ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: PREMISSA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSFERÍVEIS
Palavras-chave:
engagement acadêmico, competências e habilidades, ensino superiorResumo
Em tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de
modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentiremse aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo
pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based
Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste
estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de
competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou
debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2)
possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista
diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para
problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos
resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações
futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.