ENGAGEMENT ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: PREMISSA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSFERÍVEIS

Autores

  • ROSA MARIA RIGO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS
  • JOSÉ ANTÓNIO MARQUES MOREIRA Universidade Aberta de Portugal. Lisboa, Portugal.
  • MARIA INÊS CÔRTE VITÓRIA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

Palavras-chave:

engagement acadêmico, competências e habilidades, ensino superior

Resumo

Em tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de
modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentiremse aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo
pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based
Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste
estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de
competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou
debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2)
possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista
diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para
problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos
resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações
futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

RIGO, R. M. ., MARQUES MOREIRA, J. A. ., & CÔRTE VITÓRIA, M. I. (2020). ENGAGEMENT ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: PREMISSA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSFERÍVEIS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37824

Edição

Seção

Artigos