EDUCAÇÃO E AGENCIAMENTOS EM PERIFERIAS URBANAS: A PRODUÇÃO DE ALTERNATIVAS LABORAIS ENTRE JOVENS

Autores

  • LEANDRO R. PINHEIRO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS)

Palavras-chave:

Juventudes, Educação, Trabalho, Práticas culturais, Periferias urbanas

Resumo

O artigo parte das condições de trabalho de jovens na atualidade para discutir tomadas de
posição na produção de alternativas laborais associadas à condição juvenil contemporânea,
destacadamente à fruição de práticas culturais em contextos de periferia urbana. As informações
consideradas resultaram da incursão a diferentes localidades socialmente vulnerabilizadas da cidade de
Porto Alegre, entre 2013 e 2016, quando realizamos entrevistas narrativas e nos detivemos à observação
de práticas produzidas por moradores dos bairros visitados. As contribuições de Danilo Martuccelli são
os principais referentes para as análises empreendidas sobre a ‘prova social’ do trabalho e suportes
relacionados. Observamos a produção de capital cultural entre pares, o que tem suportado a conquista
de ocupações em espaços sociais articulados à “forma escolar”. Assim, programas de integralização da
educação, inicialmente experienciados como suportes, são convertidos em campo de ação mediante
agenciamentos operados pelos jovens.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

R. PINHEIRO, L. (2020). EDUCAÇÃO E AGENCIAMENTOS EM PERIFERIAS URBANAS: A PRODUÇÃO DE ALTERNATIVAS LABORAIS ENTRE JOVENS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37826

Edição

Seção

Artigos