ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG

Autores

  • RAFAEL RODRIGO MUELLER Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE-UNESC).
  • ANDRÉ CECHINEL Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE-UNESC). Criciúma, SC, Brasil
  • ISMAEL GONÇALVES ALVES Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE-UNESC). Criciúma, SC, Brasil.

Palavras-chave:

Educação, Nacionalismo, Pestalozzi, Fritz Lang, Metrópolis

Resumo

À luz da nova onda de movimentos nacionalistas que desponta hoje em diversas partes do
mundo e também, em particular, no Brasil, este artigo propõe-se a debater comparativamente a dimensão
totalizante da célebre tríade formativa do pedagogo alemão Johann Heinrich Pestalozzi, “coração, cabeça
e mãos”, bem como a sua reapropriação posterior no filme Metrópolis, de Fritz Lang. Para realizar a
aproximação entre a proposta de Pestalozzi e o filme de Lang, o presente artigo divide-se em dois
momentos fundamentais, voltando-se, primeiramente, para a concepção teórica da tríade “coração,
cabeça e mãos”, e, a seguir, para a análise de Metrópolis, enfatizando a sua releitura da tríade formativa
aqui em pauta. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é tanto o uso conservador a que se submete a
fórmula de Pestalozzi quanto a possibilidade de sua reapropriação parcial ou integral para naturalizar
desigualdades e censurar o desejo de debatê-las, gesto característico de nosso tempo.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

MUELLER, R. R., CECHINEL, A. ., & GONÇALVES ALVES, I. . (2020). ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37829

Edição

Seção

Artigos