A BIBLIOTECA ESCOLAR NO BRASIL E NA COLÔMBIA
ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.37833Palavras-chave:
biblioteca escolar, estudos comparativos, pesquisas Brasil e ColômbiaResumo
O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada entre 2015 e 2019, com o objetivo de analisar, comparativamente, a questão da biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, a partir do estudo das produções teóricas em ambos os países. Ao partir de inquietações da própria experiência profissional no espaço social da biblioteca, investigamos as semelhanças entre as produções de teses e dissertações que dizem respeito à biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, tecendo, assim, vias de acesso ao intercâmbio das construções teóricas, dos avanços nas leis, nas políticas e nas práticas que vêm se efetivando nestes países. Estruturamos a metodologia com bases hermenêuticas aliada à abordagem comparada, tendo como fonte de pesquisa os repositórios digitais. A hipótese é de que as bibliotecas escolares possam promover novos sentidos ao educar, para ampliar a percepção, bem como a discussão de temas que conduzem ao conhecimento mútuo dos respectivos sistemas de bibliotecas escolares, que se articulam nos espaços digitais, promovendo a construção de canais formativos para realizar novas pesquisas. Os resultados sugerem que são escassas as discussões que abordam as questões da biblioteca escolar em aproximações interdisciplinares, ou são tratadas apenas por relações pontuais, pela ausência de critérios de análise, ou seja, a dimensão crítica é substituída por uma preferência binária de uma subjetividade anunciada por decretos de governos. Ainda, o panorama encontrado desconsidera aspectos da práxis na conjuntura digital, caracterizando-se como possível lacuna na literatura comparada da área.
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