A BIBLIOTECA ESCOLAR NO BRASIL E NA COLÔMBIA

ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.37833

Palavras-chave:

biblioteca escolar, estudos comparativos, pesquisas Brasil e Colômbia

Resumo

O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada entre 2015 e 2019, com o objetivo de analisar, comparativamente, a questão da biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, a partir do estudo das produções teóricas em ambos os países. Ao partir de inquietações da própria experiência profissional no espaço social da biblioteca, investigamos as semelhanças entre as produções de teses e dissertações que dizem respeito à biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, tecendo, assim, vias de acesso ao intercâmbio das construções teóricas, dos avanços nas leis, nas políticas e nas práticas que vêm se efetivando nestes países. Estruturamos a metodologia com bases hermenêuticas aliada à abordagem comparada, tendo como fonte de pesquisa os repositórios digitais. A hipótese é de que as bibliotecas escolares possam promover novos sentidos ao educar, para ampliar a percepção, bem como a discussão de temas que conduzem ao conhecimento mútuo dos respectivos sistemas de bibliotecas escolares, que se articulam nos espaços digitais, promovendo a construção de canais formativos para realizar novas pesquisas. Os resultados sugerem que são escassas as discussões que abordam as questões da biblioteca escolar em aproximações interdisciplinares, ou são tratadas apenas por relações pontuais, pela ausência de critérios de análise, ou seja, a dimensão crítica é substituída por uma preferência binária de uma subjetividade anunciada por decretos de governos. Ainda, o panorama encontrado desconsidera aspectos da práxis na conjuntura digital, caracterizando-se como possível lacuna na literatura comparada da área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helen Rose Flores de Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle -UNILASALLE. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. Atuou como Bibliotecária na Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFRGS até de 1993 a 2017, atualmente é Professora Assistente do curso de Biblioteconomia da UFRGS. Bacharel em Biblioteconomia (1992) e Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias (2010), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação (2016) pela UNILASALLE. 

  • Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). É membro do Laboratório de Formação e Estudos da Infância (UFPEL) e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (UnB), todos cadastrados no diretório de grupos do CNPq.

Publicado

06-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A BIBLIOTECA ESCOLAR NO BRASIL E NA COLÔMBIA: ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS. edur [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 24º de junho de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37833

Artigos Semelhantes

1-10 de 295

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.