O IDEB E A ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO

Autores

  • GISELE PESSIN Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • VERA LUCIA DEPS Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Palavras-chave:

IDEB, Autorregulação, Atuação docente

Resumo

A pesquisa objetivou analisar os impactos do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB) no Ensino Fundamental em decorrência da autorregulação do comportamento de
professores. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas escolas de uma Rede Municipal de
Educação no Norte do Estado do Rio de Janeiro que estão, respectivamente, entre os maiores e menores
resultados no IDEB em 2015. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com docentes, orientadores
pedagógicos e diretores. Os resultados das entrevistas e observações foram analisados por meio da
Análise de Conteúdo e adotou-se a perspectiva teórica da Autorregulação. Constatou-se que a falta de
clareza sobre os objetivos da avaliação do MEC comprometeu o planejamento de ações e a reflexão sobre
os resultados. O êxito no IDEB aumentou a motivação para a manutenção de bons resultados, o que não
ocorreu na escola que não alcançou a meta projetada pelo MEC. Além disso, ficou evidenciado que,
frente à iminência da Prova Brasil, as regulações externas influenciam os professores para a preparação
dos alunos.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

PESSIN, G. ., & DEPS, V. L. . (2020). O IDEB E A ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37834

Edição

Seção

Artigos