O IDEB E A ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO
Palavras-chave:
IDEB, Autorregulação, Atuação docenteResumo
A pesquisa objetivou analisar os impactos do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB) no Ensino Fundamental em decorrência da autorregulação do comportamento de
professores. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas escolas de uma Rede Municipal de
Educação no Norte do Estado do Rio de Janeiro que estão, respectivamente, entre os maiores e menores
resultados no IDEB em 2015. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com docentes, orientadores
pedagógicos e diretores. Os resultados das entrevistas e observações foram analisados por meio da
Análise de Conteúdo e adotou-se a perspectiva teórica da Autorregulação. Constatou-se que a falta de
clareza sobre os objetivos da avaliação do MEC comprometeu o planejamento de ações e a reflexão sobre
os resultados. O êxito no IDEB aumentou a motivação para a manutenção de bons resultados, o que não
ocorreu na escola que não alcançou a meta projetada pelo MEC. Além disso, ficou evidenciado que,
frente à iminência da Prova Brasil, as regulações externas influenciam os professores para a preparação
dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.