“NÃO É NENÊ, ELA É PRETA”: EDUCAÇÃO INFANTIL E PENSAMENTO INTERSECCIONAL

Autores

  • FLAVIO SANTIAGO Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito, SP - Brasil.

Palavras-chave:

Intersecção, Racismo, Relações de gênero, Creche, Sociologia da Infância

Resumo

O artigo tem como objetivo contribuir com os estudos da Educação Infantil, explorando as
intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero, idade e classe social estabelecidos
no cotidiano de uma creche pública que atende crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de uma etnografia realizada
na região metropolitana de Campinas (SP), ao longo de um ano, fazendo uso do registro em caderno de
campo e de entrevistas com as docentes da unidade. Com base nas análises, pode-se destacar que as
crianças, em muitos momentos, reproduzem as hierarquias pautadas na ordem patriarcal e racista, bem
como que existem práticas pedagógicas sexistas-racistas na creche.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“NÃO É NENÊ, ELA É PRETA”: EDUCAÇÃO INFANTIL E PENSAMENTO INTERSECCIONAL . (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37835

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