O CONCEITO DE ECOSSISTEMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES

Autores

  • RODOLFO ZAMPIERI BEZZON Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação. São Paulo, SP, Brasil.
  • RENATO EUGÊNIO DA SILVA DINIZ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Conceito de Ecossistema, Livro Didático, Ensino de Ecologia, Análise de Conteúdo

Resumo

Pesquisas apontam que o livro didático possui papel singular nos ambientes escolares,
principalmente após a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os objetivos deste
estudo são identificar e analisar como o conceito de ecossistema é abordado em algumas coleções
didáticas de Biologia selecionadas pelo PNLD/2015. Investigar como o conceito de ecossistema é
abordado em livros didáticos é importante para o ensino-aprendizagem em Ecologia, porque esse
conceito fomenta grande parte das discussões em políticas ambientais e pesquisas em Biologia. Além
disso, o livro didático pode ter importante papel na estruturação das aulas e está sujeito a conflitos de
interesse. Neste estudo, foram analisadas três coleções didáticas por meio da Análise de Conteúdo, de
Bardin (2011), com interpretação de como os conteúdos presentes nas coleções abordam e direcionam a
significação do conceito de ecossistema. Os resultados demonstram um padrão na abordagem desse
conceito, em todas as coleções, que simplifica, não historiza e, muito menos, critica o conceito de
ecossistema.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

ZAMPIERI BEZZON, R. ., & DA SILVA DINIZ, R. E. (2020). O CONCEITO DE ECOSSISTEMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37836

Edição

Seção

Artigos