REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OFICINAS

Autores

  • FELIPE FERREIRA JOAQUIM Universidade Federal do Tocantins (UFTO). Tocantinópolis, TO, Brasil
  • MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Rio Claro, SP, Brasil.

Palavras-chave:

processos educacionais, metodologia de ensino, educação não formal

Resumo

Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre oficinas enquanto modalidade
educativa. Foram analisados 256 artigos científicos oriundos de periódicos contidos na área
de avaliação Educação na Plataforma Sucupira do CNPq que possuíam o termo oficina, seja
no título, nas palavras-chave ou no resumo. As oficinas foram categorizadas e descritas de
acordo com seus objetivos e modos de execução: oficina de trabalho, oficina didática, oficina
pedagógica, oficina de leitura e escrita, oficina artística e oficina terapêutica. Dos artigos
levantados, somente seis tinham como foco de análise a prática de oficinas enquanto
modalidade educativa; os restantes empregaram as oficinas enquanto meio para o
desenvolvimento de temas diversos. Por fim, argumentamos que a prática de oficinas no
campo da Educação pode se revelar um instrumento profícuo para a produção de
conhecimentos, processos de subjetivação e emancipação.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

FERREIRA JOAQUIM, F., & RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO, M. R. . (2020). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OFICINAS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38023

Edição

Seção

Artigos