REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OFICINAS
Palavras-chave:
processos educacionais, metodologia de ensino, educação não formalResumo
Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre oficinas enquanto modalidade
educativa. Foram analisados 256 artigos científicos oriundos de periódicos contidos na área
de avaliação Educação na Plataforma Sucupira do CNPq que possuíam o termo oficina, seja
no título, nas palavras-chave ou no resumo. As oficinas foram categorizadas e descritas de
acordo com seus objetivos e modos de execução: oficina de trabalho, oficina didática, oficina
pedagógica, oficina de leitura e escrita, oficina artística e oficina terapêutica. Dos artigos
levantados, somente seis tinham como foco de análise a prática de oficinas enquanto
modalidade educativa; os restantes empregaram as oficinas enquanto meio para o
desenvolvimento de temas diversos. Por fim, argumentamos que a prática de oficinas no
campo da Educação pode se revelar um instrumento profícuo para a produção de
conhecimentos, processos de subjetivação e emancipação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.