PROJETOS DE FORMAÇÃO HUMANA EUGENISTA E HIGIENISTA: PRESCRIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERIÓDICOS (1932–1960)
Palavras-chave:
Educação Física, eugenia, higienismo, revista, prescriçõesResumo
O artigo objetiva compreender as orientações para o ensino da Educação Física,
fundamentadas nos projetos de formação humana eugenista e higienista. Possui, como fontes, a Revista
de Educação Física (230 matérias) e a Revista Educação Physica (405 matérias). Utiliza, como
pressupostos teóricos, os conceitos de análise pela materialidade e práticas de apropriações. Os resultados
sinalizam que o diálogo dos articulistas com os princípios da eugenia e do higienismo estava
relacionado com os perfis editoriais das revistas, em um cenário de negociações em relação às
perspectivas de formação assumidas por eles. Esse teorizar conferiu cientificidade à Educação Física e
ofereceu as bases para a publicação de prescrições que orientassem a formação e a prática docente. Nas
fontes, teoria e prática imbricavam-se, conformando as revistas como dispositivos de uso didáticopedagógico e contribuindo com a inserção e a consolidação da Educação Física nos currículos
escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.