METODOLOGIAS ATIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

  • RAIMUNDO RODRIGUES DE FRANÇA JUNIOR Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Arapiraca, AL, Brasil.
  • MARLÉCIO MAKNAMARA Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, AL, Brasil.

Palavras-chave:

Currículo, Metodologias Ativas, Educação Médica

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar como um currículo é significado pelas teorias póscríticas e, a partir desse modo específico de interpretação, buscar problematizar os discursos que se
sobressaem no currículo oficial médico de uma Instituição de Ensino Superior pública, que está baseado
no uso das Metodologias Ativas. Para o alcance desse objetivo, fundamentamos nosso referencial nos
estudos pós-críticos sobre currículo e analisamos documentos que o orientam. O exercício de
problematização foi realizado mediante o emprego da análise de discurso de inspiração foucaultiana. O
resultado alcançado foi a possibilidade de se enxergar o currículo analisado para além de um instrumento
envolvido em um processo de ‘revelação’ de metodologias e de sujeitos considerados ideais. Significamos
o(a) médico(a) como efeito da disputa entre diferentes discursos presentes nesse currículo e mostramos
como esse(a) profissional é posicionado(a). Concluímos este trabalho explicitando pontos-chave de
estudos sobre currículo na perspectiva pós-crítica, visando subsidiar futuras investigações.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

RODRIGUES DE FRANÇA JUNIOR, R., & MAKNAMARA, M. . (2020). METODOLOGIAS ATIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO MÉDICA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38026

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