POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES

Autores

  • CRISTIAN POLETTI MOSSI Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Criação, Formação, Docência, Educação, Arte

Resumo

O artigo surge como parte dos resultados, do aporte teórico e das ações desenvolvidas pela
pesquisa intitulada Docência e criação em educação das artes visuais: povoamentos entre visualidades, leituras e escritas,
coordenada pelo autor. Apresenta, assim, um arranjo elaborado com as noções presentes em seu título –
especialmente criação, resistência/re-existência, povoamento e arte – para convidar o leitor a pensar
concepções que envolvam uma possível perspectiva de formação de docências, a fim de atuar na educação
das artes na contemporaneidade. Desse modo, o texto apresenta um modo de se relacionar com conceitos
e imagens, tanto no que tange à própria investigação, quanto ao que se refere àquilo que acaba
respingando no ambiente formativo de professores de artes visuais. No fim, apresenta e discute
brevemente a proposta artístico-educacional Postais para o Futuro, idealizada e conduzida também pelo
autor, como modo de evidenciar formas de ler e escrever com imagens em um horizonte que concebe
palavras e visualidades como dispositivos de invenção, para além de anteparos de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

POLETTI MOSSI, C. . (2020). POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38027

Edição

Seção

Artigos