POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES
Palavras-chave:
Criação, Formação, Docência, Educação, ArteResumo
O artigo surge como parte dos resultados, do aporte teórico e das ações desenvolvidas pela
pesquisa intitulada Docência e criação em educação das artes visuais: povoamentos entre visualidades, leituras e escritas,
coordenada pelo autor. Apresenta, assim, um arranjo elaborado com as noções presentes em seu título –
especialmente criação, resistência/re-existência, povoamento e arte – para convidar o leitor a pensar
concepções que envolvam uma possível perspectiva de formação de docências, a fim de atuar na educação
das artes na contemporaneidade. Desse modo, o texto apresenta um modo de se relacionar com conceitos
e imagens, tanto no que tange à própria investigação, quanto ao que se refere àquilo que acaba
respingando no ambiente formativo de professores de artes visuais. No fim, apresenta e discute
brevemente a proposta artístico-educacional Postais para o Futuro, idealizada e conduzida também pelo
autor, como modo de evidenciar formas de ler e escrever com imagens em um horizonte que concebe
palavras e visualidades como dispositivos de invenção, para além de anteparos de significação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.