POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES
Palavras-chave:
Criação, Formação, Docência, Educação, ArteResumo
O artigo surge como parte dos resultados, do aporte teórico e das ações desenvolvidas pela
pesquisa intitulada Docência e criação em educação das artes visuais: povoamentos entre visualidades, leituras e escritas,
coordenada pelo autor. Apresenta, assim, um arranjo elaborado com as noções presentes em seu título –
especialmente criação, resistência/re-existência, povoamento e arte – para convidar o leitor a pensar
concepções que envolvam uma possível perspectiva de formação de docências, a fim de atuar na educação
das artes na contemporaneidade. Desse modo, o texto apresenta um modo de se relacionar com conceitos
e imagens, tanto no que tange à própria investigação, quanto ao que se refere àquilo que acaba
respingando no ambiente formativo de professores de artes visuais. No fim, apresenta e discute
brevemente a proposta artístico-educacional Postais para o Futuro, idealizada e conduzida também pelo
autor, como modo de evidenciar formas de ler e escrever com imagens em um horizonte que concebe
palavras e visualidades como dispositivos de invenção, para além de anteparos de significação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.