O GINÁSIO “INCONFIDÊNCIA” DE ALFENAS: VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR E DO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • GUSTAVO FELIPE COSTA E SILVA Escola Polivalente, Formiga, MG, Brasil
  • JULIANA MIRANDA FILGUEIRAS Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil
  • JULIANA SILVA VIEIRA Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, MG, Brasil

Palavras-chave:

Alfenas, Ginásio Inconfidência, Cultura Escolar, Ensino de História

Resumo

O artigo apresenta uma análise da criação do primeiro ginásio público da cidade de Alfenas
e examina algumas práticas escolares e do ensino de História na escola. Por meio de documentos
encontrados no arquivo morto da instituição e de entrevista com uma de suas professoras, foi possível
identificar especificidades das práticas escolares que se configuraram no cotidiano da escola, situando-a
num contexto nacional de intensas transformações educacionais que se deram entre os anos 1960 e
1990. O estudo revelou que as aulas de História se intercruzavam com as de Geografia, Educação
Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil. As experiências da professora entrevistada
evidenciaram um movimento de acomodação e apropriação das prescrições, o que imprimia uma
característica própria em seu fazer profissional. Os rituais constituídos pela escola colaboraram para
sedimentar modos de agir e de pensar, introjetar comportamentos e hábitos. Contudo, as resistências e
enfrentamentos dos pais, dos professores e, sobretudo, dos estudantes, indicaram tentativas de mudar
os ritos e confrontar as regras escolares.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

COSTA E SILVA, G. F., MIRANDA FILGUEIRAS , J. ., & SILVA VIEIRA , J. . (2020). O GINÁSIO “INCONFIDÊNCIA” DE ALFENAS: VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR E DO ENSINO DE HISTÓRIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38028

Edição

Seção

Artigos