O GINÁSIO “INCONFIDÊNCIA” DE ALFENAS: VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR E DO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Alfenas, Ginásio Inconfidência, Cultura Escolar, Ensino de HistóriaResumo
O artigo apresenta uma análise da criação do primeiro ginásio público da cidade de Alfenas
e examina algumas práticas escolares e do ensino de História na escola. Por meio de documentos
encontrados no arquivo morto da instituição e de entrevista com uma de suas professoras, foi possível
identificar especificidades das práticas escolares que se configuraram no cotidiano da escola, situando-a
num contexto nacional de intensas transformações educacionais que se deram entre os anos 1960 e
1990. O estudo revelou que as aulas de História se intercruzavam com as de Geografia, Educação
Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil. As experiências da professora entrevistada
evidenciaram um movimento de acomodação e apropriação das prescrições, o que imprimia uma
característica própria em seu fazer profissional. Os rituais constituídos pela escola colaboraram para
sedimentar modos de agir e de pensar, introjetar comportamentos e hábitos. Contudo, as resistências e
enfrentamentos dos pais, dos professores e, sobretudo, dos estudantes, indicaram tentativas de mudar
os ritos e confrontar as regras escolares.
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