AS CONCEPÇÕES DE PRECEPTORES DO SUS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Autores

  • Mary Glaucy Brito Chianca-Neves Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará. Belém, PA, Brasil.
  • Iani Dias Lauer-Leite Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, PA, Brasil.
  • Priscila Tavares Priante Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, PA, Brasil.

Palavras-chave:

Preceptoria, Metodologias Ativas, Formação Profissional

Resumo

Este artigo relata a concepção de 15 preceptores de saúde da região Oeste do Pará -
que concluíram o Curso de Especialização para Preceptores do SUS - sobre as metodologias ativas
de ensino aprendizagem como estratégia de formação do profissional. As informações foram
coletadas através da folha de dados sociodemográficos e roteiro de entrevista semiestruturada. Para
a análise das entrevistas utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC e como
resultado verificou-se que para o preceptor de saúde as metodologias ativas são formas de facilitar
o aprendizado, são técnicas, instrumentalização, que fazem pensar e raciocinar, possibilitando
mudanças na sua prática pedagógica, e na sua maneira de agir frente ao cotidiano da preceptoria.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

Brito Chianca-Neves, M. G. ., Dias Lauer-Leite, I. ., & Tavares Priante, P. . (2020). AS CONCEPÇÕES DE PRECEPTORES DO SUS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38033

Edição

Seção

Artigos