TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E SUA AVALIAÇÃO: POLÍTICAS, TENSÕES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Universidade, Avaliação de políticas, Trabalho docente, PercepçõesResumo
No âmbito da implementação de políticas para avaliar a qualidade dos sistemas de
ensino superior no mundo inteiro, a avaliação do corpo docente ganhou relevância especial.
Neste artigo são analisadas as políticas de avaliação do trabalho docente universitário na
Argentina e na Espanha, a fim de identificar objetos de avaliação, instrumentos utilizados e
agentes responsáveis da avaliação. Além disso, as percepções de professores de diferentes
universidades sobre o impacto dos processos de avaliação em seu trabalho diário também são
recuperadas. Os resultados apresentados são o produto da revisão da literatura sobre o assunto, a
análise documental nos dois países e a pesquisa empírica realizada no período de 2012-2017. O
estudo permite identificar tensões entre as particularidades do objeto e as características dos
processos de avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.