TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E SUA AVALIAÇÃO: POLÍTICAS, TENSÕES E DESAFIOS

Autores

  • VERONICA S. WALKER Profesora Adjunta del Departamento de Economía y del Departamento de Humanidades de la Universidad Nacional del Sur

Palavras-chave:

Universidade, Avaliação de políticas, Trabalho docente, Percepções

Resumo

No âmbito da implementação de políticas para avaliar a qualidade dos sistemas de
ensino superior no mundo inteiro, a avaliação do corpo docente ganhou relevância especial.
Neste artigo são analisadas as políticas de avaliação do trabalho docente universitário na
Argentina e na Espanha, a fim de identificar objetos de avaliação, instrumentos utilizados e
agentes responsáveis da avaliação. Além disso, as percepções de professores de diferentes
universidades sobre o impacto dos processos de avaliação em seu trabalho diário também são
recuperadas. Os resultados apresentados são o produto da revisão da literatura sobre o assunto, a
análise documental nos dois países e a pesquisa empírica realizada no período de 2012-2017. O
estudo permite identificar tensões entre as particularidades do objeto e as características dos
processos de avaliação.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

S. WALKER, V. . (2020). TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E SUA AVALIAÇÃO: POLÍTICAS, TENSÕES E DESAFIOS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38036

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