A TRÍADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: LEI Nº 13.415/2017, BNCC E DCNEM

Autores

  • ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil.
  • SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil.
  • ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino Médio, BNCC

Resumo

O texto discute a relação entre a Lei n.º 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular –
BNCC – e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM. Com aporte em
discussão bibliográfica e documental, analisa a reforma do ensino médio, destaca as audiências públicas,
evidencia os elementos controversos na proposta para formação e expõe a vinculação dessa proposição
com os organismos internacionais no direcionamento neoliberal. Como resultados, aponta que a reforma
traz traços reacionários e de acentuação da desigualdade educacional que impactam a formação da
juventude e o trabalho desenvolvido pela escola. É um assunto importante a ser analisado por todos os
professores que visam ao desenvolvimento da educação média para a formação emancipadora da
juventude brasileira, num trabalho que leve em conta a compreensão do sujeito jovem enquanto ser
social.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

NAVARRO KOEPSEL, E. C. ., DE OLIVEIRA GARCIA, S. R. ., & DA SILVA CZERNISZ, E. C. (2020). A TRÍADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: LEI Nº 13.415/2017, BNCC E DCNEM. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38043

Edição

Seção

Artigos