EDUCAÇÃO DE EXCEPCIONAIS NO PERIÓDICO MENSAGEM DA APAE (1963–1973): UMA PEDAGOGIA PARA A MODELAGEM E AJUSTAMENTO SOCIAL
Palavras-chave:
História da Educação Especial, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, Impresso PeriódicoResumo
Neste artigo, discute-se a forma como era representada e tematizada a educação de
excepcionais (hoje, pessoas com deficiência intelectual), sob o influxo da Associação de Pais e Amigos
dos Excepcionais (Apae), entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil. Para tanto, toma-se o impresso
periódico Mensagem da Apae como fonte e objeto de pesquisa, em sua primeira fase de existência (1963–
1973), na perspectiva da Nova História Cultural. Pela organização material e textual do impresso,
evidencia-se o investimento discursivo como forma de legitimar uma identidade institucional e justificar
o trabalho das Apaes com esse público, mediante uma perspectiva pedagógica institucional que visava
(re)habilitar, treinar e ajustar o excepcional à sociedade, imputando-lhe uma ocupação laboral, em caráter
semiprofissional, desqualificado e repetitivo. Desse modo, a educação ofertada não era um processo
consistente de profissionalização, muito menos de escolarização, mas sim uma forma de higiene social.
Logo, o foco não estava em formar o cidadão, e, sim, impedir a emergência do delinquente, bem como
liberar os pais e familiares que se ocupavam do excepcional para que estes pudessem trabalhar e serem
produtivos, com vistas a se impedir a perturbação do progresso nacional e a fomentar uma suposta
harmonia do tecido social, em um contexto marcado pelo tecnicismo político-educacional e pela ditadura
civil-militar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.