EDUCAÇÃO DE EXCEPCIONAIS NO PERIÓDICO MENSAGEM DA APAE (1963–1973): UMA PEDAGOGIA PARA A MODELAGEM E AJUSTAMENTO SOCIAL

Autores

  • GIOVANI FERREIRA BEZERRA Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação (UFGD/FAED). Dourados, MS, Brasil.
  • ALESSANDRA CRISTINA FURTADO Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação (UFGD/FAED). Dourados, MS, Brasil.

Palavras-chave:

História da Educação Especial, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, Impresso Periódico

Resumo

Neste artigo, discute-se a forma como era representada e tematizada a educação de
excepcionais (hoje, pessoas com deficiência intelectual), sob o influxo da Associação de Pais e Amigos
dos Excepcionais (Apae), entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil. Para tanto, toma-se o impresso
periódico Mensagem da Apae como fonte e objeto de pesquisa, em sua primeira fase de existência (1963–
1973), na perspectiva da Nova História Cultural. Pela organização material e textual do impresso,
evidencia-se o investimento discursivo como forma de legitimar uma identidade institucional e justificar
o trabalho das Apaes com esse público, mediante uma perspectiva pedagógica institucional que visava
(re)habilitar, treinar e ajustar o excepcional à sociedade, imputando-lhe uma ocupação laboral, em caráter
semiprofissional, desqualificado e repetitivo. Desse modo, a educação ofertada não era um processo
consistente de profissionalização, muito menos de escolarização, mas sim uma forma de higiene social.
Logo, o foco não estava em formar o cidadão, e, sim, impedir a emergência do delinquente, bem como
liberar os pais e familiares que se ocupavam do excepcional para que estes pudessem trabalhar e serem
produtivos, com vistas a se impedir a perturbação do progresso nacional e a fomentar uma suposta
harmonia do tecido social, em um contexto marcado pelo tecnicismo político-educacional e pela ditadura
civil-militar.

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Publicado

30-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
EDUCAÇÃO DE EXCEPCIONAIS NO PERIÓDICO MENSAGEM DA APAE (1963–1973): UMA PEDAGOGIA PARA A MODELAGEM E AJUSTAMENTO SOCIAL. edur [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 23º de junho de 2025];36(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38044

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