PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Programa de Iniciação à Docência, Integração EscolaUniversidadeResumo
Neste artigo, temos por objetivo analisar de que maneira as orientações do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência têm sido desenvolvidas e interpretadas por diferentes
sujeitos na formação e atuação profissional de professores supervisores da educação básica. Para tanto,
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores (coordenadores, colaboradores e
supervisores) e 48 estudantes de quatro subprojetos do PIBID de uma universidade federal brasileira
entre os anos de 2013 e 2014. Entre outros aspectos, os resultados indicam que, enquanto existem
professores que tomam o PIBID como espaço de formação e de realização de um trabalho colaborativo,
contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a aprendizagem dos licenciandos, existem
também aqueles que não se comprometem com os objetivos do Programa, não o consideram como
espaço formativo e pouco contribuem com a formação dos estudantes.
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