PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • NATALIA NEVES MACEDO DEIMLING Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão, PR, Brasil.
  • ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Formação de Professores, Programa de Iniciação à Docência, Integração EscolaUniversidade

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo analisar de que maneira as orientações do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência têm sido desenvolvidas e interpretadas por diferentes
sujeitos na formação e atuação profissional de professores supervisores da educação básica. Para tanto,
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores (coordenadores, colaboradores e
supervisores) e 48 estudantes de quatro subprojetos do PIBID de uma universidade federal brasileira
entre os anos de 2013 e 2014. Entre outros aspectos, os resultados indicam que, enquanto existem
professores que tomam o PIBID como espaço de formação e de realização de um trabalho colaborativo,
contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a aprendizagem dos licenciandos, existem
também aqueles que não se comprometem com os objetivos do Programa, não o consideram como
espaço formativo e pouco contribuem com a formação dos estudantes.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

NEVES MACEDO DEIMLING, N. ., & DE MEDEIROS RODRIGUES REALI, A. M. . (2020). PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38046

Edição

Seção

Artigos