ALTERNANDO PROFESSORALIDADES NO CAMPO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, UM ESTAR-SENDO PROFESSOR-MONITOR EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

  • GRASIELA LIMA DE OLIVEIRA Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, BA, Brasil
  • ALESSANDRA ALEXANDRE FREIXO Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Ensino de Ciências, Experiência, Professoralidade

Resumo

Este artigo apresenta narrativas (auto)biográficas de cinco monitores da área de ciências
naturais de duas Escolas Famílias Agrícolas (EFA) no semiárido baiano. Por meio de suas memórias e
histórias de vida, investigamos o seu tornar-se docente em alternância, referindo-nos tanto à proposta
pedagógica da escola, quanto às trajetórias destes docentes, que se alternam entre o passado e o presente,
e o estar-sendo professor e o estar-sendo monitor numa EFA. Estas categorias – passado, presente,
professor e monitor – se alternam no processo de tornar-se docente no/do campo. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, embasada nos referenciaisda memória, (auto)biografia, história de vida e narrativas
orais. Para análise das narrativas, nos apropriamos das noções de experiência, de Jorge Larrosa Bondía e
de professoralidade, de Marcos Villela Pereira. As narrativas indicam que estes docentes são o que
conseguem ser: seres de experiências, contextos históricos, sociais e culturais que os atravessam nesse
tornar-se docente numa EFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

LIMA DE OLIVEIRA, G. ., & ALEXANDRE FREIXO, A. . (2020). ALTERNANDO PROFESSORALIDADES NO CAMPO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, UM ESTAR-SENDO PROFESSOR-MONITOR EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38050

Edição

Seção

Artigos