O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Formação de Professores, Curso de Pedagogia, Região Sudoeste do ParanáResumo
Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que discute a formação inicial do
profissional da pedagogia na região Sudoeste do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar como
ocorre esse processo de formação. Especificamente, buscamos identificar os cursos de Pedagogia da
referida região, bem como verificar e descrever os pressupostos teóricos presentes nos projetos
pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Também procuramos analisar a concepção de profissional presente
nos projetos pedagógicos e, por fim, analisar as matrizes curriculares dos cursos, para verificar se essas
estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).
Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Para tanto, evidenciamos que: 1) os pressupostos
teóricos se pautam na pedagogia histórico- crítica; 2) a concepção de profissional se sustenta em
consistente formação teórica e prática; e 3) as instituições apresentam matrizes curriculares em
consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.