EFEITOS POSITIVOS DE UMA INTERVENÇÃO POR INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • MARIA ANTÔNIA ROMÃO DA SILVA Univerisade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil.
  • PAULA MARIZA ZEDU ALLIPRANDINI Univerisade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, Ensino Superior, estratégias de aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta como temática a promoção da autorregulação da aprendizagem. Teve
como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção por integração curricular na autorregulação da
aprendizagem junto a estudantes do curso de Design de Moda de uma Instituição Pública do Paraná.
Caracterizada como uma pesquisa quase-experimental, foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção;
e pós-teste. No pré-teste, participaram 84 alunos do 1º ao 4º ano. 22 participaram do programa de
intervenção e 60 alunos do pós-teste. Para a coleta de dados, foi aplicada a Escala de Avaliação de
Estratégias de Aprendizagem. Os resultados apontaram para um aumento na frequência no uso das
estratégias pelos participantes da intervenção em relação aos 3 fatores da escala: Autorregulação Cognitiva
e Metacognitiva, Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e Autorregulação Social, o que
indicou a possibilidade de promover um estudante mais autorregulado em situação de aprendizagem por
meio do ensino do uso de estratégias de aprendizagem.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

ROMÃO DA SILVA, M. A. ., & ZEDU ALLIPRANDINI , P. M. . (2020). EFEITOS POSITIVOS DE UMA INTERVENÇÃO POR INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38071

Edição

Seção

Artigos