EFEITOS POSITIVOS DE UMA INTERVENÇÃO POR INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Autorregulação da aprendizagem, Ensino Superior, estratégias de aprendizagemResumo
Este artigo apresenta como temática a promoção da autorregulação da aprendizagem. Teve
como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção por integração curricular na autorregulação da
aprendizagem junto a estudantes do curso de Design de Moda de uma Instituição Pública do Paraná.
Caracterizada como uma pesquisa quase-experimental, foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção;
e pós-teste. No pré-teste, participaram 84 alunos do 1º ao 4º ano. 22 participaram do programa de
intervenção e 60 alunos do pós-teste. Para a coleta de dados, foi aplicada a Escala de Avaliação de
Estratégias de Aprendizagem. Os resultados apontaram para um aumento na frequência no uso das
estratégias pelos participantes da intervenção em relação aos 3 fatores da escala: Autorregulação Cognitiva
e Metacognitiva, Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e Autorregulação Social, o que
indicou a possibilidade de promover um estudante mais autorregulado em situação de aprendizagem por
meio do ensino do uso de estratégias de aprendizagem.
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