PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM PANORAMA CIENCIOMÉTRICO
Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Cienciometria, Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
O Ensino Médio Integrado se constitui como uma política educacional voltada para a
integração do ensino médio com a educação profissional, conforme explicita o Decreto nº 5.154/04,
sendo responsabilidade prioritária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica,
sobretudo, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados a partir da Lei nº
11.892/2008. No entanto, tem-se percebido que o Ensino Médio Integrado ainda é um desafio que está
se consolidando tanto em aspectos teóricos quanto práticos. Isso tem gerado algumas reformulações nas
políticas educacionais e produziu um aumento nas pesquisas científicas sobre Ensino Médio Integrado.
Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre o Ensino
Médio Integrado nos IFs, no período compreendido entre janeiro de 2008 a março de 2019. Para tanto,
elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para buscar os dados, tomando como
base a cienciometria para analisá-los. Constituem o corpus de análise 159 produções acadêmicas,
compostas por dissertações e teses. Conclui-se que, a produção de conhecimento sobre Ensino Médio
Integrado, dos IFs, centra-se na pesquisa básica e empírica, com abordagem qualitativa, e sua principal
temática recorre às experiências didático-pedagógicas disciplinares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.