PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM PANORAMA CIENCIOMÉTRICO

Autores

  • EVELIZE DORNELES MINUZZI Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.
  • RENATO XAVIER COUTINHO Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Cienciometria, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo

O Ensino Médio Integrado se constitui como uma política educacional voltada para a
integração do ensino médio com a educação profissional, conforme explicita o Decreto nº 5.154/04,
sendo responsabilidade prioritária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica,
sobretudo, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados a partir da Lei nº
11.892/2008. No entanto, tem-se percebido que o Ensino Médio Integrado ainda é um desafio que está
se consolidando tanto em aspectos teóricos quanto práticos. Isso tem gerado algumas reformulações nas
políticas educacionais e produziu um aumento nas pesquisas científicas sobre Ensino Médio Integrado.
Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre o Ensino
Médio Integrado nos IFs, no período compreendido entre janeiro de 2008 a março de 2019. Para tanto,
elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para buscar os dados, tomando como
base a cienciometria para analisá-los. Constituem o corpus de análise 159 produções acadêmicas,
compostas por dissertações e teses. Conclui-se que, a produção de conhecimento sobre Ensino Médio
Integrado, dos IFs, centra-se na pesquisa básica e empírica, com abordagem qualitativa, e sua principal
temática recorre às experiências didático-pedagógicas disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

DORNELES MINUZZI1, E. ., & XAVIER COUTINHO, R. . (2020). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM PANORAMA CIENCIOMÉTRICO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38080

Edição

Seção

Artigos