SOCIOEDUCAÇÃO: ENTRE A SANÇÃO E A PROTEÇÃO

Autores

  • VANESSA PETERMANN BONATTO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • DÉBORA CRISTINA FONSECA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Socioeducação, Medida socioeducativa, Políticas públicas

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o sentido da socioeducação e suas contradições na
prática do orientador de medidas socioeducativas. Para tanto, parte-se de dados de uma pesquisa
qualitativa, que utiliza entrevistas como coleta de dados e a compreensão do papel dos socioeducadores
nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) de cinco municípios do interior
do estado de São Paulo. Evidencia-se, por meio de uma análise crítica, contradições entre o
socioeducativo e o punitivo. Considerando a complexidade da prática, entende-se que essa questão se
relaciona com um contexto sócio-histórico vigente marcado pela lógica da individualização dos
problemas sociais, herança da doutrina da situação irregular, corroborando as indicações da literatura da
área. Desta forma, apesar dos avanços no sentido de garantia de direitos, a socioeducação, na perspectiva
dos participantes da pesquisa, no cotidiano dos serviços, mostra-se dúbia entre a proteção e a punição.
Assim, a partir dos resultados da pesquisa, é possível afirmar que a socioeducação se efetiva na
contradição decorrente de sua pouca precisão conceitual, bem como das dificuldades de execução no
cotidiano dos serviços. De tal maneira, grande parte das ações socioeducativas acabam sendo mais
punitivas. A partir desta percepção, faz-se necessário aperfeiçoamento das políticas públicas,
desenvolvimento e participação coletiva na construção e aplicação de uma proposta de socioeducação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

BONATTO, V. P., & FONSECA, D. C. (2020). SOCIOEDUCAÇÃO: ENTRE A SANÇÃO E A PROTEÇÃO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38081

Edição

Seção

Artigos