DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • JOHN A. WEAVER Georgia Southern University (GSU). Statesboro, GA, Estados Unidos.
  • THIAGO RANNIERY Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

dados, ciência e tecnologia, bioinformática

Resumo

Este artigo explora derivas entre os estudos da ciência e da tecnologia e a pesquisa em
educação, e é pautado pela obra de Steven (2013), na qual o autor traça um passeio etnográfico e histórico
sobre laboratórios de bioinformática. O artigo foi concebido a partir de uma conversa entre autores que,
oriundos de distintos países, foram instados a comentar ilações epistemológicas e ontológicas das
transformações tecnológicas das ciências da vida para a pesquisa em educação. Na materialidade da
escrita, o ensaio percorre lacunas do processo de sequenciamento genético e da produção
tecnologicamente mediada de dados como disparadores para preparar pedagogicamente a nós mesmos e
aos outros para uma vida que já estamos vivendo. O argumento é de que cabe à pesquisa em educação
explorar práticas científicas de uma forma imaginativamente mobilizadora para que se possam mudar as
questões que fazemos sobre vida, conhecimento e política em um ambiente mais que “humano”.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

A. WEAVER, J., & RANNIERY, T. (2020). DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38084

Edição

Seção

Artigos