DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
dados, ciência e tecnologia, bioinformáticaResumo
Este artigo explora derivas entre os estudos da ciência e da tecnologia e a pesquisa em
educação, e é pautado pela obra de Steven (2013), na qual o autor traça um passeio etnográfico e histórico
sobre laboratórios de bioinformática. O artigo foi concebido a partir de uma conversa entre autores que,
oriundos de distintos países, foram instados a comentar ilações epistemológicas e ontológicas das
transformações tecnológicas das ciências da vida para a pesquisa em educação. Na materialidade da
escrita, o ensaio percorre lacunas do processo de sequenciamento genético e da produção
tecnologicamente mediada de dados como disparadores para preparar pedagogicamente a nós mesmos e
aos outros para uma vida que já estamos vivendo. O argumento é de que cabe à pesquisa em educação
explorar práticas científicas de uma forma imaginativamente mobilizadora para que se possam mudar as
questões que fazemos sobre vida, conhecimento e política em um ambiente mais que “humano”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.