“NOVAS” RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO? RECOLOCANDO E REDIRECIONANDO O DEBATE
Palavras-chave:
avaliação em larga escala, currículo, organização do trabalho escolarResumo
Este artigo tem como objetivo discutir as relações que se estabelecem entre avaliação e
currículo em diversos momentos do desenvolvimento do campo da avaliação educacional no Brasil e no
exterior. Retoma como tais relações vêm se estabelecendo desde o século XIX, para argumentar que as
tessituras entre avaliação e currículo sempre ocorreram, observando-se mudanças em suas características
e propósitos. Discute resultados de pesquisas que constatam que as avaliações externas e em larga escala
têm induzido práticas curriculares e pedagógicas nas escolas brasileiras, em diversos âmbitos
administrativos, a fim de compreender em que medida existe um reducionismo e controle curricular. Tais
discussões dão base para apontar a necessidade de se recolocar o debate para além da discussão sobre
indução curricular, defendendo o imperativo de incorporar o debate sobre as finalidades e objetivos
educacionais, bem como a análise do potencial de avaliações e currículos para efetuar a garantia
constitucional ao direito à educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.