ESCOLAS DO CAMPO E INFRAESTRUTURA: ASPECTOS LEGAIS, PRECARIZAÇÃO E FECHAMENTO

Autores

  • FRANCISCA MARLI RODRIGUES DE ANDRADE Universidade Federal Fluminense (UFF). Santo Antonio de Pádua, RJ, Brasil.
  • MARCELA PEREIRA MENDES RODRIGUES Universidade Federal Fluminense (UFF). Santo Antonio de Pádua, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Escolas do campo, infraestrutura, precarização, fechamento

Resumo

A efetivação do direito à educação do campo para as comunidades campesinas
compreende grandes desafios, os quais perpassam desde os aspectos pedagógicos até a infraestrutura.
Em função desses desafios, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a realidade de três escolas do
campo localizadas no Noroeste Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Concretamente, analisamos as
condições infraestruturais dessas escolas, com base em três categorias analíticas: infraestrutura
arquitetônica; infraestrutura básica; e equipamentos. Metodologicamente, a pesquisa está pautada no
enfoque qualitativo de caráter exploratório. O processo de coleta de dados aconteceu no período entre
2015 e 2019, por meio da observação-participante, em decorrência das vivências pedagógicas realizadas
nas três escolas. Os dados coletados a partir dessas vivências foram sistematizados em um diário de
campo e, posteriormente, analisados com base nas políticas públicas de educação. Enquanto principais
resultados da pesquisa, evidenciamos a negligência do poder público no cumprimento dos padrões
mínimos de infraestrutura das escolas. Na sequência, tal poder utiliza o argumento da precarização,
enquanto justificativa, para colocar em prática uma política criminosa de fechamento de escolas do
campo. Essa política não é um fenômeno isolado do contexto estudado, reflete, portanto, a realidade
nacional.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

RODRIGUES DE ANDRADE, F. M., & PEREIRA MENDES RODRIGUES, M. . (2020). ESCOLAS DO CAMPO E INFRAESTRUTURA: ASPECTOS LEGAIS, PRECARIZAÇÃO E FECHAMENTO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38098

Edição

Seção

Artigos