DESIGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • NARA TORRECILHA FERREIRA Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Avaliação, efetividade, Ações Afirmativas, Ensino Superior, critério racial

Resumo

A partir dos anos 2000, começaram a ser implantadas políticas afirmativas no ensino superior
brasileiro, visando a ampliação do acesso da população negra a esse nível de ensino, bem como a
diminuição das desigualdades raciais. A Lei nº 12.711/2012 determinou a adoção da política afirmativa a
todas as instituições federais de ensino superior. O presente trabalho propõe a reflexão acerca dessas
políticas afirmativas, visando a elaboração de uma análise crítica em relação aos seus resultados,
respondendo a seguinte questão: as políticas afirmativas implementadas no ensino superior público
brasileiro ajudam a ampliar o acesso à população negra? A pesquisa realizou um rastreamento de políticas
afirmativas implementadas e análises de correlação e regressão linear múltipla para avaliar a efetividade
das políticas afirmativas raciais, considerando a ampliação do acesso ao ensino superior à população
negra.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

TORRECILHA FERREIRA, N. (2020). DESIGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38099

Edição

Seção

Artigos