PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PARA APOIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
: Internacionalização do Ensino Superior, Plataforma Digital, e-learning, MOOC, COILResumo
O processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural e global – na
finalidade, nas funções ou na entrega de educação – define a Internacionalização do Ensino Superior
(IES). Devido à falta de recursos para educação, a internacionalização em casa (IeC) ganhou popularidade.
A IES envolvendo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) abre oportunidades para abordagens
de aprendizagem inovadoras entre nações e culturas. O objetivo deste artigo é analisar as publicações
científicas dos últimos anos sobre plataformas digitais de aprendizagem relacionados à IES. Para tal, foi
realizada uma pesquisa exploratória descritiva com base em uma revisão integrativa da literatura. A análise
desse campo mostra que as plataformas e-learning impulsionaram o ensino on-line e a distância e
diversificaram o panorama da IES. Programas Collaborative Online International Learning (COIL) surgem
como parte da IeC e refletem o crescente vínculo entre TIC, mídia social e internacionalização. O
conceito de internacionalização virtual pode ser utilizado como uma estrutura conceitual para promover
a IES.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.