PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PARA APOIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • CLÁUDIO DE LIMA Universidade Federal de Santa Catarina
  • ROGÉRIO CID BASTOS Universidade Federal de Santa Catarina
  • GREGÓRIO VARVAKIS Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

: Internacionalização do Ensino Superior, Plataforma Digital, e-learning, MOOC, COIL

Resumo

O processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural e global – na
finalidade, nas funções ou na entrega de educação – define a Internacionalização do Ensino Superior
(IES). Devido à falta de recursos para educação, a internacionalização em casa (IeC) ganhou popularidade.
A IES envolvendo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) abre oportunidades para abordagens
de aprendizagem inovadoras entre nações e culturas. O objetivo deste artigo é analisar as publicações
científicas dos últimos anos sobre plataformas digitais de aprendizagem relacionados à IES. Para tal, foi
realizada uma pesquisa exploratória descritiva com base em uma revisão integrativa da literatura. A análise
desse campo mostra que as plataformas e-learning impulsionaram o ensino on-line e a distância e
diversificaram o panorama da IES. Programas Collaborative Online International Learning (COIL) surgem
como parte da IeC e refletem o crescente vínculo entre TIC, mídia social e internacionalização. O
conceito de internacionalização virtual pode ser utilizado como uma estrutura conceitual para promover
a IES.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

CLÁUDIO DE LIMA, CID BASTOS, R. ., & GREGÓRIO VARVAKIS. (2020). PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PARA APOIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38105

Edição

Seção

Artigos