DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Camila Lopes da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana/Instituto Federal da Bahia
  • David Moises Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-7906-2073

Palavras-chave:

educação básica, docência, condições de trabalho docente, desenvolvimento profissional

Resumo

O artigo apresenta síntese dos dados obtidos por meio de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, no segundo semestre do ano de 2020, incluindo condições de trabalho, aprendizagem da docência e saúde mental. Os participantes (n=364) são professores da educação básica de diversas partes do Brasil que responderam questionários online. Os resultados apontam condições precárias no trabalho docente em meio a ausência/pouca experiência com o uso de tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem e a formação ofertada pelas instituições educativas foram, em grande parte, insuficientemente, o que levou à busca de complementações por conta própria. A experiência do professor e saberes didáticos como planejamento se mostraram fundamentais para lidar com os desafios desse cenário. A saúde mental demonstrou jogar um papel crucial no desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lopes da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana/Instituto Federal da Bahia

Graduada em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (UEFS) e Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 

David Moises Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atua nos cursos de Engenharia de Computação e no Mestrado em Educação.

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Lopes da Silva, C., & Barreto dos Santos, D. M. (2023). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19 . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.