DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Camila Lopes da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana/Instituto Federal da Bahia
  • David Moises Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-7906-2073

Palavras-chave:

educação básica, docência, condições de trabalho docente, desenvolvimento profissional

Resumo

O artigo apresenta síntese dos dados obtidos por meio de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, no segundo semestre do ano de 2020, incluindo condições de trabalho, aprendizagem da docência e saúde mental. Os participantes (n=364) são professores da educação básica de diversas partes do Brasil que responderam questionários online. Os resultados apontam condições precárias no trabalho docente em meio a ausência/pouca experiência com o uso de tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem e a formação ofertada pelas instituições educativas foram, em grande parte, insuficientemente, o que levou à busca de complementações por conta própria. A experiência do professor e saberes didáticos como planejamento se mostraram fundamentais para lidar com os desafios desse cenário. A saúde mental demonstrou jogar um papel crucial no desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida.

Biografia do Autor

  • Camila Lopes da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana/Instituto Federal da Bahia

    Graduada em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (UEFS) e Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 

  • David Moises Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atua nos cursos de Engenharia de Computação e no Mestrado em Educação.

Publicado

09/22/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19 . edur [Internet]. 22º de setembro de 2023 [citado 22º de abril de 2025];39(39). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38326

Artigos Semelhantes

1-10 de 1367

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.