AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA
RETHINKING HOW RESEARCHER MORALITY IS FORMED IN TIMES OF HIGH REGULATION
Palavras-chave:
Iniciação científica, Mimese, Ciências humanas e sociais, Ética em pesquisa, Regulação da condutaResumo
A ética em pesquisa tem sido objeto de intenso movimento de regulação da conduta a partir de um modelo preconcebido, sob a lógica das ciências biomédicas. Nesse contexto de uma resposta majoritariamente normativa para a questão moral, este artigo objetiva oferecer argumentos sobre a potencialidade da formação da moralidade a partir da prática em pesquisa. Para isso, combina a pesquisa teórica, centrada nos conceitos de mimese desenvolvidos por Adorno e Benjamin, com a análise das respostas a um questionário on-line oferecidas por estudantes de graduação das ciências humanas e sociais com experiência em iniciação científica (IC). Afirma-se o potencial formativo da IC, pois é uma instância privilegiada para a análise do comportamento mimético, permitindo a aprendizagem dos iniciantes pela observação e pela aplicação prática de conceitos do campo moral à pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.