O ensino hibrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional

Autores

  • Isael de Jesus Sena CIRCEFT Université Paris 8
  • Marcelo Ricardo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
  • Leandro de Lajonquière Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis

Palavras-chave:

Ensino Superior Privado; Professor; Discurso Tecnológico; Discurso Capitalista; Psicanálise.

Resumo

O crescimento do mercado da formação universitária no ensino superior privado tornou-se um grande negócio lucrativo, a ponto de ignorar o critério da qualidade da formação. Neste artigo refletimos sobre as contradições que dizem respeito à implementação do ensino híbrido, em que atividades virtuais e parcialmente presenciais são conciliadas, mas adotadas estrategicamente seguindo o apetite de gozo do mercado. A partir do caso Moara, sob às coordenadas dos estudos de psicanálise, educação e formação docente, examinamos como o uso do ensino mediado pelas tecnologias precariza e pode prescindir-se do professor, ao passo que, ao objetificá-lo, expropria-o de seu lugar de enunciação. A incidência do discurso tecnológico na formação acadêmico-profissional, como desdobramento do discurso capitalista, cria enunciados que se tornam suporte discursivo e significantes mestres por meio dos quais o docente pode não somente alienar-se, mas também satisfazer-se. Veremos a que preço.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isael de Jesus Sena, CIRCEFT Université Paris 8

Doutor em Ciências da Educação (Cotutela entre a Universidade Federal de Minas Gerais e Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis). Pós-doutor pela Université Paris 8. Mestre em Psicologia (Universidade Federal da Bahia). Psicólogo (Universidade Salvador). Psicanalista (APOLa). Membro da Réseau Universitaire International d'Études Psychanalytiques en Éducation (RUEPSY) e Laboratoire CIRCEFT - Paris 8. 

Marcelo Ricardo Pereira , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação

Professor doutor de Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Educação: Psicologia e Educação (USP; Paris 13). Pós-Doutor em Psicologia Escolar, Psicopatologia clínica e Psicanálise (USP; Aix-Marseille-França), Teoria Psicanalítica e Educação Social (UFRJ; UOC-Espanha). Mestre em Educação (UFMG). Psicólogo (PUC-Minas), Psicanalista (EBP; EGP). 

Leandro de Lajonquière, Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis

Professor doutor na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis. Professor Titular na Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação (UNICAMP). Pós-doutor (Université Caen Baisse Normandie e Université Paris 8). É membro fundador do LEPSI  (IP/FE), da rede de pesquisa universitária INFEIES (América Latina), da RUEPSY (Europa/América Latina) e do CLIOPSY (França).

Publicado

2023-12-18

Como Citar

de Jesus Sena, I., Pereira, M. R., & de Lajonquière, L. (2023). O ensino hibrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38596

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)