METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Alan Reis Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-0465-6563
  • Alaina Alves PECEGE
  • Edson Cezar Wendland Universidade de São Paulo (USP) / Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)

Palavras-chave:

metodologias de ensino, educação em Engenharia, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida

Resumo

As metodologias ativas podem ser entendidas como alternativas pedagógicas que colocam o
foco do aprendizado nos estudantes. Com mediação de docentes competentes, os alunos aprendem a
partir da descoberta, da investigação e por problemas. Tais metodologias comumente promovem uma
maior retenção e compreensão de contéudos ensinados, uma vez que o aprendiz se encontra engajado
nas atividades, seja por meio de pesquisa, colaborações em grupo, discussão e resolução de problemas.
Este trabalho teve como objetivo verificar a evolução temporal do uso de metodologias ativas, no
contexto dos cursos superiores de Engenharia, a partir de um mapeamento sistemático da literatura. A
partir de um protocolo de pesquisa devidamente definido, buscou-se verificar quais os principais
pesquisadores desta área, sua localização geográfica e quais as metodologias preferidas no contexto destes
cursos. A partir dos resultados, foi possível observar que o crescimento do número de publicações
científicas sobre metodologias ativas no contexto da Educação em Engenharia, em especial nos últimos
cinco anos do período analisado (entre 2015 e 2020). Pode-se notar a realização de pesquisas neste
contexto em todos os continentes, com predomínio de estudos liderados por pesquisadores americanos
e europeus. Nos estudos mapeados, a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas
foram as metodologias mais identificadas. Isso demostra uma maior preocupação dos professores da área
em promover atividades com elevado envolvimento, que permitam o desenvolvimento de habilidades e
competências pessoais e profissionais, ainda no período de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Reis, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia (2015), com período sanduíche no Instituit National des Sciences Apliquées de Toulouse - França (2013-2014); Mestrado em Engenharia Civil (linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento) na Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente, é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (PPG-SHS / EESC / USP), atuando nas seguintes áreas: monitoramento e modelagem de águas subterrâneas, interação rio-aquífero, medição distribuída de temperatura (DTS) e temperatura como traçador de fenômenos hidrológicos.

Alaina Alves, PECEGE

Pedagoga (2011) e Mestra em Educação (2015) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens de professores no Brasil, história da profissão docente e magistério brasileiro.

Edson Cezar Wendland, Universidade de São Paulo (USP) / Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Engenharia Civil - Ruhr Universität Bochum (1995), pós-doutorado em Engenharia de Petróleo - UNICAMP (2001) e em Engenharia Civil e Ambiental - University of Minnesota (2014). Foi professor assistente no Departamento de Geologia Aplicada da Ruhr Universität Bochum (1996-1999), professor visitante da University of Applied Sciences Cologne (2005-2009), Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental - PPGSEA (2002-2005), Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (2004-2008), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento - PPGSHS (2010-2013), Coordenador da Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da EESC-USP (CoC Eng. Civil, 2014-2015), Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento (2015-2019), Coordenador de Curso de Especialização Internacional em Saneamento e Recursos Hídricos (2018-2019). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (2011 - ) e Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (2019- ). Foi membro do Comitê Editorial dos periódicos - Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH), Águas Subterrâneas (São Paulo) (RAS), TEMA - Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação numérica, Sistema Aqüífero Guarani, recarga, balanço hídrico e disponibilidade de recursos hídricos.

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Reis, A., Alves, A. ., & Wendland, E. C. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ENGENHARIA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39012

Edição

Seção

Artigos