METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Palavras-chave:
metodologias de ensino, educação em Engenharia, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertidaResumo
As metodologias ativas podem ser entendidas como alternativas pedagógicas que colocam o
foco do aprendizado nos estudantes. Com mediação de docentes competentes, os alunos aprendem a
partir da descoberta, da investigação e por problemas. Tais metodologias comumente promovem uma
maior retenção e compreensão de contéudos ensinados, uma vez que o aprendiz se encontra engajado
nas atividades, seja por meio de pesquisa, colaborações em grupo, discussão e resolução de problemas.
Este trabalho teve como objetivo verificar a evolução temporal do uso de metodologias ativas, no
contexto dos cursos superiores de Engenharia, a partir de um mapeamento sistemático da literatura. A
partir de um protocolo de pesquisa devidamente definido, buscou-se verificar quais os principais
pesquisadores desta área, sua localização geográfica e quais as metodologias preferidas no contexto destes
cursos. A partir dos resultados, foi possível observar que o crescimento do número de publicações
científicas sobre metodologias ativas no contexto da Educação em Engenharia, em especial nos últimos
cinco anos do período analisado (entre 2015 e 2020). Pode-se notar a realização de pesquisas neste
contexto em todos os continentes, com predomínio de estudos liderados por pesquisadores americanos
e europeus. Nos estudos mapeados, a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas
foram as metodologias mais identificadas. Isso demostra uma maior preocupação dos professores da área
em promover atividades com elevado envolvimento, que permitam o desenvolvimento de habilidades e
competências pessoais e profissionais, ainda no período de formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.