METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Palavras-chave:
metodologias de ensino, educação em Engenharia, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertidaResumo
As metodologias ativas podem ser entendidas como alternativas pedagógicas que colocam o
foco do aprendizado nos estudantes. Com mediação de docentes competentes, os alunos aprendem a
partir da descoberta, da investigação e por problemas. Tais metodologias comumente promovem uma
maior retenção e compreensão de contéudos ensinados, uma vez que o aprendiz se encontra engajado
nas atividades, seja por meio de pesquisa, colaborações em grupo, discussão e resolução de problemas.
Este trabalho teve como objetivo verificar a evolução temporal do uso de metodologias ativas, no
contexto dos cursos superiores de Engenharia, a partir de um mapeamento sistemático da literatura. A
partir de um protocolo de pesquisa devidamente definido, buscou-se verificar quais os principais
pesquisadores desta área, sua localização geográfica e quais as metodologias preferidas no contexto destes
cursos. A partir dos resultados, foi possível observar que o crescimento do número de publicações
científicas sobre metodologias ativas no contexto da Educação em Engenharia, em especial nos últimos
cinco anos do período analisado (entre 2015 e 2020). Pode-se notar a realização de pesquisas neste
contexto em todos os continentes, com predomínio de estudos liderados por pesquisadores americanos
e europeus. Nos estudos mapeados, a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas
foram as metodologias mais identificadas. Isso demostra uma maior preocupação dos professores da área
em promover atividades com elevado envolvimento, que permitam o desenvolvimento de habilidades e
competências pessoais e profissionais, ainda no período de formação.
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