Síndrome de Burnout, Satisfação de vida, Autoestima e Otimismo em docentes universitários durante o ensino remoto

Autores

  • Letícia Campos de Toledo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Carolina Rosa Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Professores universitários, Adoecimento Mental, Coronavírus, Saúde Mental, Psicologia Positiva

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar características da Síndrome de Burnout, satisfação de vida, autoestima e otimismo em docentes universitários durante o ensino remoto estabelecido por contingência da pandemia provocada pela COVID-19. Participaram 98 professores com idades entre 31 e 64 anos (M=43,35; DP=7,98; 60,20% mulheres) que responderam ao questionário sociodemográfico e uso de tecnologias, Escala de Caracterização de Burnout, Escala de Satisfação de Vida e Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados indicaram a prevalência de  docentes em cursos ligados à área da saúde, e que exerceram atividades além das aulas, utilizando de diferentes plataformas digitais.  Aumento de disciplinas ministradas entre os períodos letivos, acompanhado pela percepção de horas semanais de trabalho foi observado. Em relação aos instrumentos, observou-se índices de autoestima abaixo da média,  de otimismo dentro do valor médio, e de satisfação de vida acima da média.  Quanto ao burnout, observou-se baixos níveis, com destaque para a falta de realização pessoal no trabalho e exaustão emocional. Quanto às análises de correlação, mulheres apresentaram médias superiores relacionadas à saúde mental e os homens obtiveram média superior de burnout, havendo ainda uma relação significativa entre idade e otimismo, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas nos índices de saúde mental conforme o avanço do período remoto. Limitações quanto ao número de participantes e ao instrumento de burnout utilizado sugerem que novos estudos sejam conduzidos a fim de se obter uma compreensão mais assertiva sobre saúde mental de docentes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Campos de Toledo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • Ensino Médio completo pelo Centro Educacional Edelweiss (CEE) - 2015/2017.
  • Graduanda do 8° período de psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - 2018/2022.
  • Coordenadora no cargo de Secretária Geral da “Liga Acadêmica de Psicologia e Audiovisual” da UFTM - 2019/2022.
  • Projeto de Pesquisa e Iniciação Científica com o tema “Síndrome de Burnout, satisfação de vida, autoestima e otimismo em docentes universitários durante o ensino remoto” - 2020/2021.
  • Consultora da área de Projetos da Empresa Júnior “Innovare Jr - Consultoria em Psicologia”, vinculada ao curso de psicologia da UFTM - 2021.
  • Coordenadora da área de Relacionamento Voluntário do Centro de Voluntariado Universitário (CVU) de Uberaba - 2021.
  • Diretora da área de Projetos da Empresa Júnior “Innovare Jr - Consultoria em Psicologia”, vinculada ao curso de psicologia da UFTM - 2022.

Diretora da área de Relacionamento Voluntário do Centro de Voluntariado Universitário (CVU) de Uberaba - 2022.

Carolina Rosa Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • Mestrado e Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Campinas - SP.
  • Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP.
  • Pós doutorado pela Universidade São Francisco (USF) na área de medidas psicométricas.
  • Atual professora no curso de graduação e pós graduação de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Atual Coordenadora do Curso de Psicologia (gestão 2021-2023).
  • Atual Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica da UFTM.
  • Parecerista AD HOC do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).
  • Membro da diretoria da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.
  • Membro do Grupo de Trabalho Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
  • Atua sobre os principais temas: avaliação psicológica, habilidades cognitivas, pessoas com deficiência, inclusão, educação, inclusão escolar.

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Campos de Toledo, L., & Rosa Campos, C. (2023). Síndrome de Burnout, Satisfação de vida, Autoestima e Otimismo em docentes universitários durante o ensino remoto. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39136

Edição

Seção

Artigos