PLATAFORMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO DO ECRÃ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Patrícia Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIOMATERIALIDADE, PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Resumo

As políticas e práticas educacionais de intervenção no contexto pandêmico e pós-pandemia passam a privilegiar o processo educacional com foco nas plataformas digitais e na personalização da aprendizagem em redes. O objetivo do artigo é apresentar o protagonismo das plataformas digitais (atores não-humanos) e, consequentemente, do ecrã nas práticas pedagógicas, a partir dos olhares de docentes e técnico-pedagógicos (atores humanos) da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, identificando os atores que constituem infraestruturas de aprendizagem e principalmente práticas pedagógicas. Utilizamos o método da pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratória, descritiva e analítica. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms, por meio de um questionário multitemático. O universo da pesquisa abrangeu 19.473 professores efetivos e prestadores de serviço no período de 9 a 21 de dezembro de 2021. Concluímos que para além dos debates, teorias e métodos da Educação a Distância ou da Educação Online é necessário reinventar processos de ensino-aprendizagem por meio das plataformas (não-humanos) alterando significativamente as maneiras de pesquisar, ensinar, produzir e difundir conhecimentos. As práticas pedagógicas instituídas pelas plataformas digitais são atividades com as quais os agentes humanos e não-humanos atuam em conjunto, enredados, interagindo e formando alianças e vínculos, a partir de determinadas atividades instituídas e organizadas. Ainda que subtilizada em suas potencialidades educativas, o uso das plataformas digitais trouxe a percepção de que não é possível pensar em uma educação que exclua a internet e as tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutoranda em Educação em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Doutora (FACED/UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais - EDUTEC (UFBA).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor titular no departamento de Educação II, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – PQ2. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC) e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (GEC) da UFBA.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Silva, P., & Couto, E. S. (2024). PLATAFORMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO DO ECRÃ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39146

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