Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar

Autores

  • Valdirene Cássia da Silva ULBRA-TO
  • Edvaldo Souza Couto UFBA

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Cássia da Silva, ULBRA-TO

Mestre e Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA-TO

Edvaldo Souza Couto, UFBA

Prof. do Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Silva, V. C. da, & Couto, E. S. (2023). Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008

Edição

Seção

Artigos