PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIA
Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Teses e dissertações, Mídia, Violência na escolaResumo
Existe um interesse significativo pelo fenômeno “violência” nas mais variadas áreas do conhecimento, inclusive, na da Educação. Este artigo apresenta, assim, resultados de uma investigação que coletou, descreveu e analisou produções acadêmicas (teses e dissertações) em torno do tema “violência na escola” noticiada em veículos de comunicação, defendidas e publicadas a partir dos anos 2000. Com base nas formulações teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a pesquisa mapeou trabalhos que examinaram o papel das mídias na concepção, na compreensão e na divulgação de casos de violência ocorridos em ambiente escolar. Neste artigo, dá-se conta dos seguintes critérios para o tratamento das materialidades em análise: a) perfil dos autores e autoras; b) foco das pesquisas; c) métodos e técnicas; e d) referências, seguidos de breves notas sobre as informações coletadas. Os dados permitiram compreender melhor a produção de conhecimento a respeito de como é noticiada por jornais, revistas, rádios, dentre outros, a violência em instituições de ensino brasileiras. Espera-se que esta revisão contribua de forma referencial para trabalhos futuros e para uma compreensão do estado atual do interesse acadêmico pelo tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.