PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIA

Autores

  • Natália Schausst Lima Mota UFGD- Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcos LS Góis UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Teses e dissertações, Mídia, Violência na escola

Resumo

Existe um interesse significativo pelo fenômeno “violência” nas mais variadas áreas do conhecimento, inclusive, na da Educação. Este artigo apresenta, assim, resultados de uma investigação que coletou, descreveu e analisou produções acadêmicas (teses e dissertações) em torno do tema “violência na escola” noticiada em veículos de comunicação, defendidas e publicadas a partir dos anos 2000. Com base nas formulações teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a pesquisa mapeou trabalhos que examinaram o papel das mídias na concepção, na compreensão e na divulgação de casos de violência ocorridos em ambiente escolar. Neste artigo, dá-se conta dos seguintes critérios para o tratamento das materialidades em análise: a) perfil dos autores e autoras; b) foco das pesquisas; c) métodos e técnicas; e d) referências, seguidos de breves notas sobre as informações coletadas. Os dados permitiram compreender melhor a produção de conhecimento a respeito de como é noticiada por jornais, revistas, rádios, dentre outros, a violência em instituições de ensino brasileiras. Espera-se que esta revisão contribua de forma referencial para trabalhos futuros e para uma compreensão do estado atual do interesse acadêmico pelo tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Schausst Lima Mota, UFGD- Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).Mestranda em Letras- Linguagens e Discurso na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2016 a 2018 (UEMS). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2018 a 2019 (UEMS). Monitora de Língua Espanhola pelo programa de monitoria da UEMS/Dourados em 2018.

Marcos LS Góis, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa também pela Unesp (2007), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra - Portugal (2006), sob orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. É ex-professor educador no Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, nas disciplinas voltadas para a Leitura e Produção de Textos em curso de licenciatura em ciências exatas. Foi Coordenador Pedagógico do Centro de Seleção (2008-2010), Coordenador Geral do Centro de Seleção da UFGD (2011 a 2013) e Coordenador do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Letras (2015-2017). Realizou pós-doutoramento no LAEL/PUC-SP (2014-2015), sendo supervisionado pela Profa. Dra. Beth Brait. Atualmente é Professor Associado III e Vice-Diretor na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD (Dourados, MS, Brasil). Atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Análise do Discurso, principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso e Violência; Análise do Discurso e Cultura; Análise do discurso e Ensino.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Schausst Lima Mota, N. ., & Lúcio de Sousa Góis, M. . (2023). PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39174

Edição

Seção

Artigos