GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS:

UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luiz Gustavo Franco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danusa Munford Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

relações de gênero, aulas de ciências, aprendizagem

Resumo

A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

    Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Educação pela UFMG. Atua como professor adjunto no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Minas Gerais e como membro do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade.

  • Danusa Munford, Universidade Federal do ABC

    Danusa Munford possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado Biologia Genética pela USP, doutorado em Curriculum and Instruction pela Pennsylvania State University e pós-doutorado pela Ohio State University. Atua como professora titular do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do ABC e como membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.

Publicado

2023-02-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220

Artigos Semelhantes

11-20 de 1258

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.