FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA

Autores

  • Gabriel Menezes Viana Faculdade de Educação, UFMG
  • Danusa Munford Faculdade de Educação - UFMG
  • Márcia Serra Ferreira Faculdade de Educação, UFRJ
  • Luciana Moro Instituto de Ciências Biológicas, UFMG

Palavras-chave:

Teoria e prática, formação de professores de ciências, práticas sociais, conhecimento do professor, prática como componente curricular

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para o estudo de processos de construção das relações entre teoria e prática na formação de professores. A investigação ocorreu em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A disciplina era oferecida em um instituto de Ciências Biológicas, abordando o ensino de saúde na eduação básica, a partir do conteúdo específico de patologia. Investigamos aspectos das práticas sociais em diferentes atividades da disciplina e buscamos caracterizar conhecimentos mobilizados. Empregamos um desenho naturalista, utilizando métodos de pesquisa qualitativa. As análises partem de modelos de formação docente discutidos na literatura. Os resultados indicam que as relações entre teoria e prática variavam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Apesar de certa predominância do conhecimento biológico, observamos iniciativas da professora que evidenciam uma preocupação para com conhecimentos educacionais, do contexto escolar e do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Menezes Viana, Faculdade de Educação, UFMG

mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG

Danusa Munford, Faculdade de Educação - UFMG

Doutora em Educação pela Pennsylvania State University, professora associada Faculdade de Educação UFMG

Márcia Serra Ferreira, Faculdade de Educação, UFRJ

doutora em Educação pela UFRJ e é professora da Faculdade de Educação da UFRJ

Luciana Moro, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG

doutora em Veterinária pela UFMG e é professora associada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Viana, G. M., Munford, D., Ferreira, M. S., & Moro, L. (2023). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036

Edição

Seção

Artigos