FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA

Autores

  • Gabriel Menezes Viana Faculdade de Educação, UFMG
  • Danusa Munford Faculdade de Educação - UFMG
  • Márcia Serra Ferreira Faculdade de Educação, UFRJ
  • Luciana Moro Instituto de Ciências Biológicas, UFMG

Palavras-chave:

Teoria e prática, formação de professores de ciências, práticas sociais, conhecimento do professor, prática como componente curricular

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para o estudo de processos de construção das relações entre teoria e prática na formação de professores. A investigação ocorreu em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A disciplina era oferecida em um instituto de Ciências Biológicas, abordando o ensino de saúde na eduação básica, a partir do conteúdo específico de patologia. Investigamos aspectos das práticas sociais em diferentes atividades da disciplina e buscamos caracterizar conhecimentos mobilizados. Empregamos um desenho naturalista, utilizando métodos de pesquisa qualitativa. As análises partem de modelos de formação docente discutidos na literatura. Os resultados indicam que as relações entre teoria e prática variavam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Apesar de certa predominância do conhecimento biológico, observamos iniciativas da professora que evidenciam uma preocupação para com conhecimentos educacionais, do contexto escolar e do aluno.

Biografia do Autor

  • Gabriel Menezes Viana, Faculdade de Educação, UFMG
    mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG
  • Danusa Munford, Faculdade de Educação - UFMG
    Doutora em Educação pela Pennsylvania State University, professora associada Faculdade de Educação UFMG
  • Márcia Serra Ferreira, Faculdade de Educação, UFRJ
    doutora em Educação pela UFRJ e é professora da Faculdade de Educação da UFRJ
  • Luciana Moro, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG
    doutora em Veterinária pela UFMG e é professora associada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA. (2023). Educação Em Revista , 28(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036

Artigos Semelhantes

1-10 de 1303

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.