PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DE MULHERES

Autores

  • Alini Silva Peixoto Funcação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo Victor da Rosa Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leonardo Silva Ribeiro Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Giovana Mestriner de Souza Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Futebol de Mulheres, Pedagogia da Transmissão

Resumo

Partindo-se da perspectiva dos Estudos Culturais e tendo como eixos as análises de poder e de gênero existentes no contexto do Futebol de Mulheres, o presente artigo teve por objetivo analisar os currículos atuantes em exibições de jogos do futebol profissional praticado por mulheres. Foram observadas exibições de jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A1 em um recorte do artefato cultural compreendido por um canal, na plataforma YouTube, criado em 2013 e tendo por tema central de seu conteúdo o futebol. Caracterizada como uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa, realizaram-se análises do recorte do artefato em que se observaram com maior destaque três aspectos do currículo ali presente: uma comparação entre o futebol delas com o dos homens, a valorização do Futebol de Mulheres e um desmerecimento dessa prática e das mulheres ali presentes. Esses aspectos integram a Pedagogia da Transmissão do Futebol de Mulheres, na maneira como ela se apresenta no contexto de ensino-aprendizagem que compôs o recorte do artefato nesse estudo.

Biografia do Autor

  • Alini Silva Peixoto, Funcação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduanda em Educação Física Licenciatura pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

  • Marcelo Victor da Rosa, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

  • Leonardo Silva Ribeiro, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduando do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Giovana Mestriner de Souza, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduanda do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista do Programa de Educação Tutorial, grupo PET-Educação Física UFMS. 

Publicado

2023-10-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Artigos Semelhantes

1-10 de 1409

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.