CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Paulo Cesar Mioralli Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva
  • Elson Avallone Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva

Palavras-chave:

projeto escolar, prática pedagógica, interdisciplinaridade

Resumo

Um túnel de vento didático foi projetado e construído como proposta pedagógica voltada a docentes e discentes de um curso técnico em mecatrônica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo. A proposta teve como objetivo analisar os resultados na aprendizagem a partir da execução do projeto agregado a um ensaio experimental, assim como averiguar a integração de conteúdos e a interdisciplinaridade nessa prática didática e também apresentar a análise técnico-matemática envolvida na construção do equipamento e no ensaio experimental. A abordagem simultânea e integrada entre análise da prática pedagógica e investigação técnico-matemática constitui-se em um diferencial desta pesquisa. Pontos positivos advindos da prática pedagógica foram evidenciados e podem subsidiar interações didáticas futuras no desenvolvimento de projetos com ensaio experimental. Além da comprovação de teorias existentes sobre dinâmica do ar, a proposta buscou aproximar os discentes ao universo da ciência aplicada por meio de uma mediação docente dialógica e incitante, assim como fornecer uma visão holística entre teoria e prática ambientadas no ensino médio integrado à formação profissional e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Mioralli, Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEIS (2002). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - FEM/UNICAMP (2005) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - FEM/UNICAMP (2009), sendo o mestrado e o doutorado na área de Ciências Térmicas e Fluidos com ênfase em Escoamento de Fluidos, Transferência de Calor e Massa e Termodinâmica. Possui Pós-doutorado na área térmica de engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEB (2017). Também graduado em Formação de Docentes para a Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP (2012) e no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes com ênfase em matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - CEUCLAR (2011). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Convecção Térmica, Simulação Numérica, Dutos com Geometria Não-Convencional e Trocadores de Calor. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Catanduva.

Elson Avallone, Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Catanduva

Doutor Eng. Mecânica (Equipamentos e Processos Térmicos) e Mestre Eng. Mecânica (Fenômenos de Transporte) pela UNESP/FEB, graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP/FEB, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNESP/FEB, graduação em Tecnologia Mecânica UNESP/FEB e Especialização em Formação Pedagógica para Educação Profissional - Centro Paula Souza. Foi docente no Centro Universitário ITE Bauru ministrando as disciplinas Aerodinâmica - Laboratório de Aerodinâmica - Física - Laboratório de Física - Teoria de Voo de Aeronaves - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves. Também foi docente nas Faculdades Integradas de Bauru - FIB ministrando as disciplinas Física Aplicada a Agronomia e Matemática Básica. Trabalhou na empresa Glaser-Dirks Flugzeugbau na Alemanha - construção e manutenção aeronáutica e tem experiência nas áreas de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Engenharia Mecânica, construção de aeronaves leves e energia solar. É piloto de planador pelo Aeroclube de Bauru. Possui larga experiência no mercado financeiro, de 1982 a 2011, sendo que 5 desses anos como assistente do Gerente Regional. É pesquisador dos Grupos de Pesquisas ENACO - Energias e Aplicações Correlatas (IFSP), Sistemas Mecânicos Aplicados (IFSP) e Energia e Meio Ambiente (UNESP). Atualmente é docente no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - Câmpus de Catanduva (servidor público federal), 2013 - atual. Sua tese de doutorado foi indicada como destaque do programa da UNESP/FEB para o período de 2017-2020.

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Mioralli, P. C., & Avallone, E. (2023). CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39236

Edição

Seção

Artigos