METODOLOGIAS ATIVAS: EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO E DEFINIÇÃO

Autores

  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste.
  • Nathalie Akie Omachi Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
  • Olga Maria Schimidt Ritter Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jéssica Engel do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
  • Glessyan Quadros Marques Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
  • Fernanda Oliveira Lima Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, campus de Realeza, PR

Palavras-chave:

Levantamento bibliográfico, definição de metodologia ativa, protagonismo estudantil

Resumo

As metodologias ativas (MAs) tratam-se de um conjunto de alternativas pedagógicas que visam facilitar a aprendizagem dos estudantes e/ou proporcionar uma educação crítica e problematizadora da realidade, a partir do redirecionamento do estudante para o centro do processo de construção de conhecimento. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre o tema “Metodologias Ativas”, os quais foram selecionados no Portal de periódicos da Capes. O intuito desse estudo foi apresentar uma caracterização geral das MAs identificadas na literatura, considerando uma análise sobre as definições de MAs utilizadas pelos autores, a identificação dos principais referenciais teóricos e epistemológicos empregados para fundamentar essas metodologias e, uma análise das diferentes metodologias consideradas na literatura como MAs. Nesse contexto, chegamos à uma definição de metodologias ativas, que faz parte deste artigo. Nossos resultados apontam que houve um crescimento nas pesquisas sobre MAs nos últimos anos, prevalecendo pesquisas na área da Saúde. Alguns artigos consideram teóricos consolidados para fundamentar seus trabalhos, como: Freire, Dewey, Piaget e Ausubel. Identificamos uma diversidade de metodologias ativas diferentes, ao todo 24 metodologias consideradas como ativas pelos autores presentes na nossa amostra. De modo geral, as metodologias ativas apresentam como característica em comum a ideia/definição de protagonismo do estudante e a educação numa perspectiva crítica.

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Biografia do Autor

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste.

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Engenharias e Ciências Exatas, docente do curso de Química Licenciatua, Programa de Pós graduação, mestrao doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Nathalie Akie Omachi , Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Olga Maria Schimidt Ritter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora docente do curso de Química (licenciatura e bacharelado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste.

Jéssica Engel do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática

Doutoranda do Programa de Pós-gradução em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Glessyan Quadros Marques, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Fernanda Oliveira Lima , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, campus de Realeza, PR

Docente doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, campus de Realeza, PR.

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Cunha, M. B. da, Akie Omachi , N. ., Schimidt Ritter, O. M. ., Engel do Nascimento, J., Quadros Marques, G., & Oliveira Lima , F. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS: EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO E DEFINIÇÃO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39442

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