METODOLOGIAS ATIVAS: EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO E DEFINIÇÃO
Palavras-chave:
Levantamento bibliográfico, definição de metodologia ativa, protagonismo estudantilResumo
As metodologias ativas (MAs) tratam-se de um conjunto de alternativas pedagógicas que visam facilitar a aprendizagem dos estudantes e/ou proporcionar uma educação crítica e problematizadora da realidade, a partir do redirecionamento do estudante para o centro do processo de construção de conhecimento. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre o tema “Metodologias Ativas”, os quais foram selecionados no Portal de periódicos da Capes. O intuito desse estudo foi apresentar uma caracterização geral das MAs identificadas na literatura, considerando uma análise sobre as definições de MAs utilizadas pelos autores, a identificação dos principais referenciais teóricos e epistemológicos empregados para fundamentar essas metodologias e, uma análise das diferentes metodologias consideradas na literatura como MAs. Nesse contexto, chegamos à uma definição de metodologias ativas, que faz parte deste artigo. Nossos resultados apontam que houve um crescimento nas pesquisas sobre MAs nos últimos anos, prevalecendo pesquisas na área da Saúde. Alguns artigos consideram teóricos consolidados para fundamentar seus trabalhos, como: Freire, Dewey, Piaget e Ausubel. Identificamos uma diversidade de metodologias ativas diferentes, ao todo 24 metodologias consideradas como ativas pelos autores presentes na nossa amostra. De modo geral, as metodologias ativas apresentam como característica em comum a ideia/definição de protagonismo do estudante e a educação numa perspectiva crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.